A comunidade de Pinhais participou das pré-conferências da Assistência Social do município. Os encontros foram promovidos pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), e do Conselho Municipal de Assistência Social, que chamaram a população para debater os eixos propostos em cada Cras da cidade, além do Centro da Juventude.
Nas cinco pré-conferências, promovidas entre os meses de maio e junho, a participação dos munícipes foi importante para a preparação do debate que será realizado na 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada no dia 27 de junho, no Centro da Juventude de Pinhais, das 8h às 17h. O tema desta edição do evento é “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Nova forma
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) representa uma nova forma de organizar e gerir a Assistência Social brasileira, planejado e executado pelos governos federal, estadual e municipal, em estreita parceria com a sociedade civil. Ele garante a Assistência Social devida a milhões de brasileiros, em todas as faixas etárias.
A moradora do Weissópolis, em Pinhais, Luiza Ferreira Rocha, de 63 anos, conta que, além das atividades que participa no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e do Cras Sul, os momentos de reflexão e debate sobre os serviços são importantes para a comunidade. “Eu participo das reuniões, sou bem participativa. Isso é muito importante, porque a gente pode dar opinião, você escuta a opinião dos colegas, é muito bom isso, representar a comunidade”, ensina.
Conferência nacional
Cada pré-conferência debateu um eixo proposto na última Conferência Nacional de Assistência Social. São eles: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e Transferência de Renda. As reuniões preparatórias, além das Conferências Municipais, levarão a demanda de cada região do país para a 13ª edição nacional do evento, que será realizado em dezembro de 2023.
Presente nas pré-conferências, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, frisou a importância das políticas públicas sociais e enalteceu a participação popular nos debates. “No município como um todo, e na assistência social, temos tido um olhar muito cuidadoso, porque quando uma cidade quer se desenvolver, ela precisa, acima de tudo, desenvolver as pessoas, e é a política pública social que dá sustentabilidade para as pessoas buscarem autonomia, a sua emancipação e fazer a diferença onde ela vive. Então, parabéns a vocês por estarem aqui, por se interessarem pela cidade e por darem a sua maior contribuição”, declarou.
Engajamento
A secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, também destacou o engajamento da sociedade na construção das políticas públicas para a área. “Nada melhor do que contar com a comunidade, a gente fica muito feliz. A construção, essa estruturação, temos que fazer novamente, porque são os três entes: município, estado e o governo federal, que coloca o orçamento para que a gente execute as nossas propostas. E Pinhais tem se dedicado muito, criamos vários programas importantes, com o CCI, o kit hidroginástica, para as meninas o kit higiene, o Menina Moça, um kit composto com tudo que é necessário para uma higiene pessoal, entre vários outros. A proposta da pré-conferência é exatamente construir ações para programas e serviços, que vamos levar para o dia 27 na Conferência Municipal”, afirmou.