Práticas de educação ambiental de Pinhais são exemplo para região metropolitana

Práticas de educação ambiental de Pinhais são exemplo para região metropolitana

 

Realizar ações que visem preservar o meio ambiente e buscar soluções para os problemas enfrentados nesta área, são práticas cada vez mais necessárias. Em Pinhais, diversos projetos de educação ambiental estão sendo realizados neste sentido. Recentemente, o município foi um dos destaques do Seminário Metropolitano de Educação Ambiental: Caminhos e Possibilidades, organizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, do Ministério Público do Paraná.

Na ocasião, representaram Pinhais o secretário de Meio Ambiente, Ambrósio Struginski, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, a diretora do Departamento de Limpeza Urbana e Gestão de Resíduos, Rosana Boeira Ilhéu, o biólogo Valdo de Souza Melo e Nirma Nemitz, coordenadores do projeto Escola 100% Reciclável. Durante o encontro, que reuniu 14 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, algumas ações desenvolvidas por Pinhais foram apresentadas, destaque para os Projetos Escola 100% Reciclável e Veterinário Mirim.

Para Struginski, eventos como este deixam evidente a necessidade de que os município se unam em prol da causa ambiental. “Felizmente Pinhais está entre as cidades que estão no caminho certo, que procuram conscientizar a população, principalmente dentro das escolas”, destaca o secretário.

O secretário de Meio Ambiente conta que a partir da sugestão dos gestores de Pinhais, foi criado o Núcleo Metropolitano de Educação Ambiental, o qual se reunirá periodicamente para discutir ações que vão além do local. “Devemos pensar de forma global e expandir as atividades. Essa troca com os municípios vizinhos e demais cidades da RMC, certamente trará resultados positivos”, afirma Ambrósio.

Os projetos

O Projeto Escola 100% Reciclável é fruto da parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação de Pinhais. A iniciativa envolve diversas frentes, como reciclagem, reaproveitamento de alimentos para compostagem, conscientização em relação ao desperdício de alimentos e à limpeza e conservação das escolas. A ideia é levá-lo a todas as unidades municipais de ensino, conscientizando e levando conhecimento a cada vez mais pessoas.

Outro projeto apresentado foi o veterinário mirim. Também desenvolvida pela parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Educação, a proposta visa a participação ativa da comunidade em políticas públicas no controle de animais e zoonoses, e a inserção do Médico Veterinário na sociedade, melhorando a forma de propagação de informações em saúde animal e saúde pública.

O projeto Veterinário Mirim foi implantado em Pinhais em 2006 por meio de uma parceria entre a Prefeitura da cidade e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre os objetivos pétreos da iniciativa estão ações de educação em saúde, guarda responsável, bem-estar animal e controle de zoonoses.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress