O que é o Karatê?
A etimologia da palavra aponta para “kara”: vazio; “te”: mãos. “Caminho das mãos vazias”. Esta é uma arte onde se usa os pés, as mãos, os joelhos, os cotovelos e a própria cabeça.
De acordo com o professor de Karatê, Dalmon Santos, campeão brasileiro e atleta da seleção brasileira, este esporte pode ser praticado por crianças, adolescentes, adultos e idosos. “A prática do Karatê para a criança traz benefícios ao aprendizado escolar, além de ensinar a ser organizada e disciplinada, desde cedo”, pontua o atleta, que dá aulas de Karatê na Academia Monte Fuji, no bairro Pineville, em Pinhais.
Com a prática da arte, o adolescente também obtêm grandes benefícios. Entre eles, aprendem a respeitar o próximo e obtêm mehorias em seu desenvolvimento físico. Aos adultos, os benefícios se estendem, ainda, ao aprendizado de técnicas de ataque e defesa pessoal para competições, além de sua prática constituir-se em uma oportunidade de ampliar seu círculo social.
E a chegada da “Melhor Idade” não é empecilho para começar a praticar o esporte. As aulas de Karatê constituem-se, também, em uma forma de terapia para os mais velhos. A vigorosa atividade física deste esporte traz inúmeros benefícios à saúde, evitando ou amenizando muitas doenças, a exemplo das cardiorrespiratórias, e contribuindo, ainda, para o fortalecimento muscular, o que previne a osteoporose e outras doenças. “Vida longa, saudável e prazerosa aos idosos, enfim, é o que o karatê pode proporcionar”, destaca o professor.
Para Dalmon, a prática do Karatê vai além, inclusive. “Se todos praticassem uma arte que tenha a filosofia do Karatê, com certeza, teríamos, hoje, um mundo bem melhor”, conclui o atleta, que tem se destacado no esporte a nível nacional e internacional. É campeão paranaense, campeão brasileiro, vice-campeão japonês e obteve o quarto lugar no Mundial da Bélgica.
Academia Monte Fuji
Rua Genoveva F. Kopka, 195 – Pineville – Pinhais – Pr