Rede municipal de ensino atende 26 mil alunos em 88 unidades formadas por CMEIs e Escolas
Para proporcionar uma educação moderna, tecnológica e de qualidade, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, tem investido mais de R$ 150 milhões por ano para atender bem os mais de 26 mil alunos matriculados nos 45 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, e nas 43 escolas do Ensino Fundamental, totalizando 88 unidades.
Os recursos transitam desde as construções de escolas, Cmeis, quadras cobertas, revitalizações, manutenções, até o transporte e merenda escolar. Em ambientes acolhedores, seguros e alegres, as crianças desenvolvem habilidades e conhecimentos através de projetos que passam pelo ensino do inglês, informática, educação ambiental, financeira, musicalização, entre outros.
Esta grande rede de ensino, formada por profissionais dedicados e comprometidos, movimenta 6.600 alunos diariamente pelo transporte escolar, serve 43 mil refeições diárias, oferece atendimento especializado, e os estudantes especiais recebem atendimento educacional e psicoeducacional em escolas conveniadas, fazendo a inclusão educacional e social deste pequeno colombense.
Escolas Municipais
As 43 escolas municipais, quatro delas em tempo integral, contam com 16.400 alunos matriculados, do 1º ao 5º ano, que nestes espaços de aprendizagem, experimentação, socialização e cidadania, são reconhecidos pelos ótimos índices de aprovação e desenvolvimento, como por exemplo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, crescente a cada avaliação, onde os estudantes ficam acima da média nacional.
Centros Municipais de Educação Infantil
Na Educação Infantil, estes espaços de conviver, brincar, participar, explorar e conhecer-se, somam 45 Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs, que abrigam 10 mil crianças, de zero a cinco anos, do Infantil I ao Infantil V. Nestes ambientes, o desenvolvimento biopsicossociocultural da criança pequena é o principal fator a ser observado e visa sua gradativa evolução.
Infraestrutura
Sempre em transformação, a estruturação da rede, seja para oferecer acessibilidade, segurança, a prática esportiva e as adequações dos espaços em relação ao número de alunos, permitiu a ampliação de 21 unidades, reforma de 26, aquisição de quatro, construção e conclusão de 11 obras e para a manutenção preventiva e corretiva são investidos anualmente cerca de R$ 750 mil.
Estes recursos são destinados para os chamados pequenos reparos, como adequação de rampas, corrimões, centrais de gás, adequação de banheiros para pessoas com necessidades especiais, iluminação de emergência, manutenção hidráulica e elétrica, muros de arrimo, conserto de telhados, entre outros.
Portanto, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação, tem por finalidade planejar, organizar e orientar as políticas públicas que visem uma educação de qualidade, promovendo o exercício da cidadania desde a mais tenra idade.