O Núcleo de Educação de Urgência e Emergência de São José dos Pinhais, do SAMU, esteve na Colônia Castelhanos, para realizar uma capacitação com a equipe da UBS do local e com a comunidade. A ideia é transmitir técnicas de atendimento primário para casos de parada cardiorrespiratória e primeiros socorros focados em acidentes prevalentes da região.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação de Urgência e Emergência do SAMU, Aline Fonseca, o treinamento foi adaptado de acordo com a realidade e as necessidades da população do local. “Eles têm muitos acidentes relacionados a animais peçonhentos, cobras, aranhas, entre outros. Nós citamos também o que pode ser feito em caso convulsões, enfim… é uma região em que as necessidades são um pouco diferentes”, afirma a coordenadora.
Além disso, algumas pessoas da comunidade foram treinadas pelos profissionais para prestar auxílio à técnica de enfermagem que atua na UBS durante a semana. Com o treinamento, os capacitados podem prestar atendimento primário para dar sobrevida ao paciente até que o socorro avançado chegue. “Para nós também foi um aprendizado muito grande, foi rico, porque nós tivemos que nos adaptar a realidade deles”, conta Aline Fonseca.
Os profissionais responsáveis pela capacitação foram a diretora Claudiana Litaver Kozan, a coordenadora do Núcleo de Educação de Urgência e Emergência do SAMU, Aline Fonseca, o médico Igor Kazuo Onaka, os socorristas Aparecido Neves, Vinicius Melo e Vitor Hugo, a coordenadora do SAMU, Giovana Miecznikowski e o estagiário acadêmico Carlos Roberto.