População de Rio Branco do Sul participa de audiência pública sobre ampliação de área de exploração mineral

População de Rio Branco do Sul participa de audiência pública sobre ampliação de área de exploração mineral

Evento organizado pela Votorantim Cimentos aconteceu na ASEM e teve transmissão on-line, como mecanismo de participação popular.

No dia 22 de novembro, terça-feira, na ASEM, foi realizada a Audiência Pública de apresentação do Estudo de Impacto Ambiental referente ao processo de Licenciamento Ambiental de Ampliação da área de lavra e do depósito de estéril da Mina Saivá, de propriedade da Votorantim Cimentos S/A.

O Licenciamento Ambiental é um procedimento administrativo que visa autorizar a instalação e operação de empreendimentos que usam recursos naturais – como água, solo ou rochas, e que tenham o potencial de causar alguma degradação à natureza e ao meio ambiente.

A Mina Saivá está em funcionamento desde a década de 1980, lavrando o conhecido calcário, que é o principal componente da fabricação do cimento e insumos agrícolas, dentre outros bens minerais como o filito para a argila e o diabásio para brita. Para conseguir acessar o minério, que por vezes está sob o solo e outros materiais naturais, a empresa ainda usa áreas para depositar este material, tecnicamente denominado de Estéril. Assim, a ampliação das áreas de lavra e de depósitos de estéril tem como objetivo aumentar a vida útil da mina por mais 43 anos, chegando a produzir 6.500.000 t/ano de calcário para fabricação de cimento, 1.200.000 t/ano de calcário agrícola, 1.000.000 t/ano de diabásio para brita e 650.000 t/ano de filito. A ampliação do atual depósito de estéril aumentará a capacidade da atual pilha de estéril para 58.300.00 m3.

A prefeitura de Rio Branco do Sul também desempenha papel fundamental neste processo, acompanhando os estudos ambientais e conversando com a Votorantim sobre as medidas mitigadoras e compensatórias a serem realizadas no município. Dentre as compensações deste novo projeto está a implantação do já decretado Monumento Natural da Gruta da Lancinha, que trará melhorias na conservação ambiental da área, além de permitir melhor sinalização e equipamentos para os visitantes – um aceno ao futuro sustentável que almeja o município.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress