Esta viatura, totalmente equipada fica à disposição do município para atender casos de emergência
O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, o famoso Siate, passa a operar com uma nova estrutura no município de Pinhais. Na última quinta-feira (31), o Prefeito Luizão Goulart oficializou a entrega de uma Unidade Móvel do Siate para o Corpo de Bombeiros de Pinhais. Esta viatura, totalmente equipada, fica à disposição do município para atender casos de emergência.
Adquirida através do Fundo de Reequipamento dos Bombeiros – Funrebom, a nova unidade móvel se soma aos demais equipamentos recém entregues por meio desta mesma fonte. Há alguns dias, a Prefeitura entregou materiais como roupas de combate ao incêndio, de mergulho, materiais pré-hospitalares, equipamentos de combate a incêndio florestal, entre outros itens, aos bombeiros, para reforçar ainda mais a estrutura de atendimento no município.
Durante a solenidade, o Tenente Flávio Machado, comandante do Corpo de Bombeiros de Pinhais, destacou a organização da Prefeitura do município no que diz respeito ao apoio a corporação. “Eu que já pude conhecer diversas prefeituras posso falar com segurança que Pinhais possui a administração mais bem organizada com a qual já trabalhei, pois hoje estamos conseguindo evoluir muito graças a este trabalho integrado”, destacou.
O Posto Integrado do Corpo de Bombeiros de Pinhais foi inaugurado em 2013. O local tem 21 ambientes, distribuídos em quase 400 metros quadrados de área útil. Resultado da parceria entre município e Estado, em que a Prefeitura de Pinhais fez a doação do terreno e a obra foi financiada pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu). Durante o evento o tenente coronel Fábio de Oliveira, comandante do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros enfatizou a responsabilidade de atender a população. “O mais importante de tudo é que teremos condições de realizar com mais precisão o atendimento emergencial para aqueles que mais precisam”, completou.
No que se refere a aquisição do módulo móvel do Siate, o investimento é de R$ 160 mil. O Prefeito Luizão lembrou que o recurso é oriundo das taxas que são cobradas junto ao carnê do IPTU. “Quando cogitamos a necessidade desta taxa houveram alguns questionamentos, mas que hoje são respondidos através de investimentos necessários para melhorar a qualidade do atendimento dos bombeiros em Pinhais”, destacou.