A Polícia Militar do Paraná lançou no dia 1º de agosto, terça-feira, a Operação 10 de Agosto, que intensifica o patrulhamento em todo o Estado para reprimir crimes e fortalecer o policiamento preventivo de proximidade. A operação é uma das principais ações relativas ao 169º aniversário da corporação, a ser comemorado na quinta-feira da próxima semana.
O lançamento ocorreu no Quartel do Comando Geral, em Curitiba, de onde viaturas e equipes policiais se deslocaram para diversos pontos da cidade e Região Metropolitana, assim como para todas as regiões do Estado, simultaneamente. A operação se estenderá até o dia 9 (quarta feira).
“Com a Operação 10 de Agosto, estamos empenhados em fortalecer a prevenção a crimes e estreitar laços com a comunidade. A participação da população é fundamental, pois ela pode nos repassar denúncias e informações valiosas que resultam em prisões e apreensões”, destacou o subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer.
Efetivos de todos os Comandos Regionais e Batalhões da Polícia Militar estão sendo empregados na operação. Além disso, o Comando do Policiamento Especializado e o Comando de Missões Especiais têm equipes em todo o Paraná.
As ações de policiamento envolvem diversas modalidades, com o uso de viaturas, motos, módulos móveis e até aeronaves, com cada unidade atuando em sua área específica.
O Regimento de Polícia Montada (RPMon) contará com equipes hipomóveis posicionadas em pontos estratégicos da Grande Curitiba. Os Batalhões de Polícia Rodoviária (BPRv), de Polícia de Trânsito (BPTran) e os Pelotões de Trânsito em todo o Estado intensificarão as ações preventivas e, eventualmente, repressivas de trânsito, nas vias e rodovias estaduais.