Na sessão do dia 23 de maio, segunda-feira, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concordou com a efetivação de uma operação imobiliária solicitada pelo Executivo. Acatada em primeiro turno, a mensagem solicita a autorização dos vereadores para alienar (vender) um lote público de 78,25 m², localizado no bairro Jardim das Américas, avaliado por R$ 87,4 mil. O projeto obteve 25 votos favoráveis e 2 abstenções.
Trata-se de um recuo na Avenida Nossa Senhora de Lourdes, que no trecho em questão está desalinhado da via principal. A compra foi solicitada em 2014 por Jorge Ota, proprietário do imóvel vizinho. Conforme o Executivo, os órgãos municipais não se opuseram à operação imobiliária, condicionando-a à unificação dos lotes e à preservação do traçado principal da via.
Presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da CMC, Serginho do Posto (União) explicou que o lote é uma nesga. Ou seja, fica entre a via pública e o terreno do requerente, dando acesso ao mesmo. Assim, não poderia ser comprado por outra pessoa. “A prefeitura tem feito algumas intervenções, solicitando a esses [proprietários de imóveis] lindeiros a solicitação de compra, porque só interessa a eles”.
“São nove anos que esse senhor tem procurado resolver a situação junto ao poder público e agora chegou à Câmara para que façamos votação [em plenário]”, completou o vereador. “Todos os documentos foram anexados, também veio com o laudo da CAI [Comissão de Avaliação de Imóveis, da Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal – SMAP]”.