No início do mês de agosto, o plano será entregue, na Câmara dos Vereadores, para votação de duas novas leis. Ambas vão conter adaptações com enfoque nas políticas de incentivo e inovação
A quarta-feira, dia 10, foi marcada pela reunião que apresentou os detalhes do novo Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do município. Na ocasião, estavam presentes a Prefeita Beti Pavin, o vice-prefeito Sergio Pinheiro, secretários, vereadores e representantes de instituições parceiras.
Segundo a Prefeita Beti Pavin, o plano foi desenvolvido em partes para que nada ficasse de fora. “Com o avanço do município em infraestrutura, as condições se tornaram favoráveis para a aplicação do projeto. Nesses anos, buscamos encontrar as melhores estratégias para que a cidade continue seu desenvolvimento pelos próximos 20 anos”, ressaltou Beti.
O projeto que vem sendo estruturado e conduzido desde 2017, pela Prefeitura de Colombo, por meio das Secretarias de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e de Planejamento, Orçamento e Gestão em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e elaborado pelo Pró-Metrópole e pela Equipe Econômica da FIEP, conta ainda com a participação de representantes de instituições parceiras como Sebrae, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Associação Comercial de Colombo (ACIC).
No início do mês de agosto o plano será entregue na Câmara dos Vereadores, para votação de duas novas leis. Ambas vão conter adaptações com enfoque nas políticas de incentivo e inovação.
“Este plano é uma importante mudança que vai se unir a sequência de esforços que estão sendo realizados. A cidade vai crescer e com isso mais oportunidades surgiram”, explicou o vice-prefeito Sergio Pinheiro.
Com uma construção a longo prazo, o plano será trabalhado pelos próximos 20 anos. Entre os principais objetivos estão: aumentar a competitividade e performance de Colombo, com ampliação dos apoios às atividades produtivas e de inovação. Além de estruturar o sistema de mobilidade urbana e melhorando serviços prestados como saneamento básico, drenagem e coleta de resíduos. Agregar melhorias ainda nos sistemas de comunicação e estratégias para incentivo do turismo e cultura local.
A educação também será atendida em diferentes níveis indo do ensino básico ao médio, chegando ao superior e técnico. Abrindo mais oportunidades no mercado de trabalho.
Juntamente será criado e implantado o Conselho Municipal de Desenvolvimento, que unirá prefeitura e outros órgãos para fomentar com a população o desenvolvimento econômico do município.
“Uma das ideias do plano apresentado é o de desenvolver negócios de alto valor agregado, fortalecendo as cadeias produtivas e promovendo um desenvolvimento sustentável de qualidade para o município”, explicou o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa.