Pinhais chega a 30 anos como uma cidade completa. Ampla rede de serviços, entre atendimento à saúde e educação, lazer e mercado de trabalho, o município se destaca pelo permanente cuidado e investimento em infraestrutura urbana. Por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a Prefeitura de Pinhais está em todas as regiões, realizando manutenções, melhorias e promovendo qualidade de vida para os moradores e visitantes, que cada vez mais colocam Pinhais como referencial de organização e gestão de recursos públicos.
Entre tantos serviços realizados, fazem parte do dia a dia das equipes da Semop a manutenção do sistema de drenagem (limpeza de manilhas e ralos, troca de tubulações e reformas de caixas de ralo), limpeza de sarjetas; relocação da população ribeirinha e execução de parques lineares ao longo dos rios; limpeza dos pontos críticos nos rios (Palmital, Atuba e Iraí) e valas abertas anualmente para mitigação de cheias; execução de calçadas em concreto poroso, área permeável para infiltração das águas pluviais e diminuição de carga do sistema de drenagem.
Cobertura asfáltica
O asfaltamento das vias é imprescindível para o deslocamento e fundamental para o bem-estar das mais de 100 mil pessoas que vivem em Pinhais. Segundo dados de 24 de março de 2022, são 306,11 km de asfalto cobrindo as ruas do município, que somam 412,72 km de extensão total. Além disso, mais de 84 km recebem cobertura antipó. Ou seja, quase 100% das ruas da cidade já são pavimentadas. A mobilidade urbana é planejada para automóveis, pedestres e ciclistas, por isso a cidade já conta com 37,30 km de ciclovia. As calçadas permeáveis, que geram melhor escoamento de água das chuvas, somam até agora 58.320 m² de extensão.
Drenagem
Por falar em chuva, Pinhais não sofre mais com enchentes. Para que isso se tornasse realidade, uma série de medidas foram tomadas regularmente na cidade, como a implementação de mais de 398 km de tubulação de drenagem. Dutos que recebem água de 23.584 unidades de ralos e bocas-de-lobo, dispostos para escoar todo o volume para os rios que cruzam e delimitam o município.
Aliás, a preservação dos nossos rios é parte crucial para a manutenção dos níveis d’água, que previne enchentes, e a dinâmica consciente entre as pessoas e o meio ambiente. Os 21,13 km de rios retificados – limpos – confirmam esta preocupação, segundo informações do último lançamento do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) do Ministério das Cidades. Aliado a este trabalho, foram construídos mais de 7 km de parques lineares ao longo dos rios, oportunizando o contato saudável entre as pessoas e a natureza, gerando mais qualidade de vida.
Bairro a bairro
Em cada bairro é possível ver a Prefeitura trabalhando para fortalecer a infraestrutura de cada região. No Weissópolis, a rua Rio Pelotas recebeu revisão do sistema de drenagem, execução de base, meio fio e asfaltamento. A Rio Paraná também teve o sistema de drenagem revisado, execução de base de estacionamento, calçada e ciclovia. Em março, foi entregue a nova Capela Mortuária na rua Rio Tocantins, atendendo uma demanda antiga da população.
No Emiliano Perneta, a rua Ribeirão Claro recebeu abertura de via, execução de drenagem e execução de base. Na rua Apucarana foram feitos revisão do sistema de drenagem, execução de base para estacionamento, construção de meio fio, calçada e ciclovia. As famílias da região também terão à disposição o novo Cmei Monteiro Lobato, que irá ampliar a capacidade de atendimento às crianças. A obra está em fase de licitação.
No Vargem Grande e Centro, a rua Manoel Bandeira teve revisão do sistema de drenagem, execução de base, meio fio, calçamento e ciclovia. Nas ruas Cairo, Manoel Bandeira, Uganda e Clóvis Beviláqua foram realizadas a execução do binário com passagem em nível, revisão do sistema de drenagem, execução de base, meio fio, asfaltamento, calçada e ciclovia. Ainda no Centro, na avenida Sete de Setembro também foi revisado o sistema de drenagem, executados a base de estacionamento, meio fio e calçamento.
Na Estância Pinhais, a rua Antonio Zielonka foi atendida com a revisão do sistema de drenagem, execução de base de estacionamento, meio fio e calçamento. O bairro também foi destaque com a construção e entrega do novo prédio do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) de Pinhais. A reforma e ampliação do CCI, além da inauguração da piscina aquecida, já disponível para a utilização dos mais de 550 idosos atendidos na unidade.
No Atuba, as obras na Avenida Maringá chegam em sua fase final, entre elas a duplicação entre a Estrada da Graciosa e a Avenida da Integração, revisão e implantação de novo sistema de drenagem, execução de base, meio fio, calçada e ciclovia. A região também receberá a nova Unidade de Saúde da Família em breve, com mais equipamentos e equipe multiprofissional para ampliar a capacidade de atendimento à saúde.
Os bairros Jardim Amélia e Jardim Karla receberão ações do projeto Obras do Eixo Leste que vai criar novas opções viárias, áreas residenciais e industriais na região. O pacote de melhorias foi anunciado no dia 30 de março pela Secretaria de Urbanismo. Entre as medidas, está prevista a construção do Complexo Esportivo e Cultural Privê na região. Em paralelo, as obras do novo Cmei Rosi Galvão também começam em breve, para ampliar a rede de atendimento da Educação Infantil na região do Karla.
E no Parque das Nascentes, atenção especial para a Estrada Ecológica do Parque das Águas, com execução de drenagem e terraplenagem.
Iluminação eficiente
Outro aspecto fundamental para a segurança nas vias públicas e gestão eficiente dos recursos, é a iluminação em LED. O Light Emitting Diode, em português Diodo Emissor de Luz, traz uma economia de aproximadamente 50% aos cofres públicos. A lâmpada tem vida útil muito maior do que as comuns, podendo durar até 50 mil horas. A qualidade dessa iluminação é melhor, produz menos calor, não têm agentes tóxicos, além de ser mais econômica.
Atualmente, Pinhais conta com 13.019 pontos de Iluminação Pública, segundo dados de fevereiro deste ano. Recebem iluminação com tecnologia LED 4.680 pontos, cerca de 36%. Com isso, estima-se que atualmente o município economize cerca de R$ 100.000,00 por mês devido aos investimentos feitos na eficientização do parque de iluminação pública nos últimos cinco anos.
Além da iluminação em LED, a Prefeitura de Pinhais investe em sistema de energia fotovoltaica. O sistema gera energia renovável e limpa, através da incidência de raios solares. Vantajoso e sustentável, o modelo de energia garante economia de recursos públicos com sua utilização nos prédios públicos. Já estão em processo de instalação ou licitação para uso do sistema fotovoltaico, a Capela Mortuária do Jardim Cláudia, os Cmeis João Batista, Tia Marlene e Milton Santos e as Escolas Maria Capellari, Poty Lazzarotto e Elis de Fátima Zem. Cabe destacar que a piscina aquecida do CCI opera com este sistema, com 50kWp (quilowatt pico) de potência instalada. Em dois meses de funcionamento, já totalizou 10.466kWh injetados na rede Copel. Para efeito de comparação, o consumo de energia elétrica da Escola Municipal Clementina Cruz no mês de fevereiro foi de 1.306kWh.
São por essas ações e medidas que a Prefeitura de Pinhais se destaca nos cenários estadual e nacional quando o assunto é gestão pública. O planejamento urbano é uma das marcas do município onde as obras nunca param. Dentre inúmeros outros motivos, é também por isso que Pinhais é uma cidade preparada para o futuro.