Foto: Bruno Oliveira – PMP
No Dia Mundial da Água, o Prefeito Marquinhos e o Governador Beto Richa lançaram o edital que vai beneficiar os produtores do município que executam práticas de conservação
No Dia Mundial da Água, Piraquara dá um importante passo para a conservação dos seus mananciais. Na terça feira (22), o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, e o Governador do Estado, Beto Richa, lançaram o edital de chamamento para o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na bacia Piraquara I, que irá remunerar proprietários que adotam práticas conservacionistas.
Piraquara é o primeiro município do Estado a implementar o PSA, por meio do pioneiro Projeto Manancial Vivo, desenvolvido através da parceria entre a Prefeitura, SPVS e Fundação Boticário de Proteção a Natureza, que traçou o diagnóstico de 107 propriedades no entorno da Barragem Piraquara I.
A parceria com o Governo do Estado e a Sanepar agora vai garantir o apoio financeiro do projeto. “Escolhemos Piraquara pelas razões óbvias do município, que abriga o maior manancial de abastecimento de água da RMC e pela boa parceria que temos com a prefeitura. É um grande programa que vai beneficiar produtores que agem de forma correta e exemplar na preservação da água”, ressaltou o Governador Beto Richa.
O Prefeito Marquinhos ressaltou a consolidação de uma política pública que beneficie os produtores de Piraquara. “Para poder conservar nós precisamos de uma compensação e esse é o nosso problema ao longo do tempo. Hoje estamos efetivando uma política pública que proporcione a possibilidade de preservação. O PSA vai trazer o incentivo financeiro para que os moradores nos auxiliem na preservação dessa natureza maravilhosa”, destacou.
A solenidade foi realizada no Centro de Educação Ambiental dos Mananciais da Serra com a participação de representantes da Sanepar, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Águas do Paraná, Emepar, Banco do Brasil, deputados estaduais, vereadores e secretários municipais e alunos da Escola Rural Capoeira dos Dinos.
Como vai funcionar?
Por meio do Projeto Manancial Vivo, o município criou legislação própria que regulamentou o programa e sua metodologia, o fundo PSA e o comitê gestor com a participação de diversas entidades. “Parabenizo o município e os produtores que fazem parte da conservação dos mananciais de Piraquara. A prefeitura é quem vai fazer toda a parte operacional, fazendo com que o recurso chegue por meio do PSA aos proprietários que ajudam na conservação da vegetação nativa e ecossistemas tão importantes para a conservação da água”, explica o Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski.
O investimento deste primeiro edital é de R$ 750 mil, distribuídos em três anos e com renovação. “Após a publicação, os interessados deverão atender ao chamamento público para o processo de seleção e análise dos níveis de conservação e serviços prestados em suas propriedades. Será feito um diagnóstico e calculado a pontuação de cada área”, esclareceu o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Leverci Silveira Filho.
Os proprietários de áreas que atendem aos requisitos do edital aprovaram a implementação do PSA no município. “A gente vem realizando há anos a conservação e preservação dessas áreas. Agora essa compensação vem agregar e reconhecer o trabalho que já desenvolvemos há algum tempo”, comemorou o proprietário, Vanderlei do Amaral.