O problema da falta de água que os moradores de Piraquara convivem há anos se encaminha para uma solução. Na segunda-feira (13), o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, junto com um grupo de vereadores, esteve com o Presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Mounir Chaowiche, e recebeu o anúncio da construção, a partir de abril, de um novo reservatório de água tratada para ampliar a capacidade de abastecimento do município.
O novo reservatório será construído no bairro Santa Maria, em um investimento de dois milhões e quatrocentos mil reais com recursos próprios da Sanepar. “É uma reivindicação antiga da população uma solução para o problema de interrupção do abastecimento de água.
Ficamos felizes com o investimento, pois é inadmissível que o nosso município, um dos maiores fornecedores de água, sofrer com a falta dela”, ressaltou o Prefeito Marquinhos.
Também foi anunciada a construção de uma nova adutora e elevatória de água tratada para o município, cuja licitação está prevista para abril.
Contrato de Concessão
Durante o encontro, realizado na sede administrativa da companhia, também ocorreu uma primeira discussão entre os vereadores da atual legislatura com o Presidente Mounir Chaowiche, sobre a renovação da concessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, entre a Prefeitura e a Sanepar.
O contrato está sendo discutido e é um instrumento legal, necessário para a prestação dos serviços e a realização de investimentos em saneamento básico no município. Os legisladores fizeram questionamentos e apresentaram sugestões para a concretização de um contrato compensatório para Piraquara.
De acordo com Mounir Chaowiche, sem o contrato, a Sanepar fica impedida de ampliar os investimentos. “Nós já temos uma projeção de melhorias, com milhões de reais, que não podem ser executadas sem a efetivação do contrato, que nos dá a condição legal para realizar os investimentos”, explicou.
Para o Prefeito Marquinhos, a reunião serviu para estreitar o relacionamento entre o legislativo e a Sanepar, além de envolver os vereadores na discussão do projeto. “É uma discussão complexa, com o envolvimento de várias partes, mas que precisa ser encaminhada o quanto antes. Já apresentamos nossas necessidades e precisamos pensar no que é melhor para a cidade”, enfatizou o prefeito.
Participaram da reunião, o Presidente da Câmara, Leonel de Barros Castro, os vereadores Amilton Lima, Cícero Soares de Oliveira, Guanair, Ghiovanny Lorusso, Jean Galvão, Eugênio Huller, Marcelo Morini, Valmir Nanico e Vandinho, além do Secretário de Infraestrutura de Piraquara, Girlei Eduardo de Lima.