Piraquara completa 132 anos sem festa, mas com diversas obras em andamento

Piraquara completa 132 anos sem festa, mas com diversas obras em andamento

Localizada em uma posição geográfica privilegiada, a cerca de 22 quilômetros de Curitiba, Piraquara abriga um dos maiores mananciais de abastecimento público do Paraná

No último sábado, dia 29 de janeiro, Piraquara completou 132 anos de emancipação. O município conhecido pelo potencial histórico e natural, guardião das nascentes do Iguaçu, comemora mais um ano em um momento de transformação e desenvolvimento. Uma cidade estratégica da Região Metropolitana de Curitiba que buscou o devido protagonismo nos últimos anos, fruto de gestões públicas eficientes e comprometidas com as pessoas.

Localizada em uma posição geográfica privilegiada, a cerca de 22 quilômetros de Curitiba, Piraquara abriga um dos maiores mananciais de abastecimento público do Paraná, responsável por fornecer água para milhões de habitantes da Capital e Região Metropolitana. O município conta com as Barragens Piraquara I e II e do Iraí, que fazem parte do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC).

Em razão de toda essa riqueza, que chamou atenção neste ano por conta da crise hídrica no Paraná, o município tem a maior parte do seu território decretado como área de proteção ambiental. E o que por muito tempo serviu de desculpas, pela falta de investimento e desenvolvimento, ficou para trás com as mudanças que a cidade tem implementado, resultando em avanços nas diversas áreas, o que vem resgatando o orgulho dos piraquarenses por sua terra.

Grande patrimônio histórico paranaense

Foto 10 Piraquara completa 132 anos sem festa, mas com diversas obras em andamento
A Casa da Memória Manoel Alves Pereira preserva ao história e o patrimônio material e imaterial de Piraquara

Com 114.970 habitantes (IBGE 2021), Piraquara guarda um grande patrimônio histórico paranaense desde a colonização italiana, responsável pela fundação da Colônia Imperial Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra, a expansão ferroviária no Estado com a construção da Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá, o início da captação e abastecimento público de água de Curitiba, por meio do Reservatório do Carvalho, o Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná – São Roque, entre outros monumentos. Fatos e memórias preservados até hoje.

Para valorizar a história e os acontecimentos do passado, o município conta atualmente com a Casa da Memória Manoel Alves Pereira, completamente revitalizada. O prédio histórico do município se tornou um espaço dedicado a promoção e preservação do patrimônio material e imaterial e a comunicação do acervo bibliográfico, arquivísticos e museológico de Piraquara. Também foi criado o Centro de Memória Ferroviária de Piraquara, que conserva a memória e o patrimônio ferroviário do município e do Paraná. (Saiba mais em www.piraquara.pr.gov.br)

Piraquara hospitaleira

piraquara 02 Piraquara completa 132 anos sem festa, mas com diversas obras em andamento
Parque das Águas Jacob Simião é um dos pontos turísticos mais visitados do município

Como descreve o refrão do seu hino: “Piraquara hospitaleira, cercada de verdes serras. Quantas belezas tu encerras, nesta paisagem brasileira!”, o município foi agraciado por muitas belezas naturais, cenários e paisagens diversificadas. A cidade ainda possui uma grande região rural, banhada pelas nascentes do Rio de Iguaçu que formam os mananciais, e ainda tem a exuberância da Serra do Mar.

Nos últimos anos, para valorizar ainda mais as belezas naturais, a região rural recebeu investimentos em infraestrutura com a pavimentação em paralelepípedo da histórica Estrada Nova Tirol e das ruas Walfrido Belão e Arthur Portela, além da Estrada do Botiatuva, que está em andamento. Também foram instalados totens de sinalização turística em toda a região, situando os visitantes que frequentam os pontos turísticos do município. Esses investimentos fomentaram os empreendimentos locais que a cada final de semana recebem cada vez mais turistas.

Maior programa de pavimentação

piraquara 01 Piraquara completa 132 anos sem festa, mas com diversas obras em andamento
A Duplicação da Rua Pastor Adolfo Weidmann que faz ligação com o município de Pinhais mudou a realidade da região

Por meio do maior Programa de Pavimentação da história de Piraquara, a cidade mudou de cara nos últimos anos, mais especificamente a partir de 2013. Grandes obras como a revitalização completa do Centro, duplicação da Rua Pastor Adolfo Weidmann, no Guarituba, além da execução de 100% de asfalto nos bairros Jardim Santa Mônica, Jardim Primavera e Recanto das Águas, por exemplo, demonstram essa grande mudança.

Com melhor infraestrutura, a cidade foi valorizada e viu a chegada de grandes empreendimentos e o comércio local se desenvolver ainda mais. Hoje, a atual gestão dá continuidade ao Programa de Pavimentação com obras em andamento na Vila Dirce e Planta Bosque Centenário, no Guarituba, Araçatuba, Vila Chaune, Planta Deodoro, Vila Franca, Planta Santa Catarina, Vila Rosa e no Jardim dos Estados.

Prefeito Josimar Fróes comemora os grandes avanços de piraquara

josimar froes Piraquara completa 132 anos sem festa, mas com diversas obras em andamento
Segundo o prefeito Josimar Fróes, a Prefeitura de Piraquara tinha organizado uma programação variada, porém, em razão da alta de casos da nova variante Ômicron, as atividades foram suspensas

Em 2021, o atual prefeito Josimar Fróes iniciou o seu trabalho à frente do Executivo Municipal após ter sido vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito, no mandato de Marcus Tesserolli, o Marquinhos, responsável pelas transformações no período de 2013 a 2020.

Com essa grande responsabilidade, Josimar deu continuidade a obras que estavam em andamento e ainda iniciou novas frentes de trabalho na Vila Franca, Planta Santa Catarina, Vila Chaune, por exemplo, além das revitalizações das praças da Vila Fuck e Planta Deodoro. Na área da saúde, o atual prefeito teve a desafiadora missão de conduzir a vacinação contra Covid-19 que foi um dos destaques no Estado, ampliou os leitos da UPA, inaugurou o primeiro Centro de Reabilitação Pós-Covid da RMC e ainda criou os mutirões de consultas e exames especializados.

Visando a retomada da economia, Piraquara implantou em 2021 o Escritório de Compras Públicas e formalizou parcerias com CIEE e SENAC, além do SEBRAE. O município também focou no turismo para geração de receita e renda, dando apoio para as feiras locais que se organizaram. Foi lançado também o Inventário Turístico, mapeando os atrativos e empreendimentos, além de instalar o Letreiro Turístico.

Piraquara ainda ficou em evidência durante exposição no Aeroporto Afonso Pena, promovida em parceria com a Paraná Turismo e Infraero.

Na educação, Piraquara criou materiais pedagógicos próprios e padrões, levando em conta todas as características do município, tudo isso para atender os alunos que ainda permaneceram em casa até o retorno das aulas presenciais.

Ainda foram ampliados o atendimento da Assistência Social, as ações do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano no cuidado e preservação da cidade. Também foram retomadas as atividades de cultura, esporte e lazer que tinham sido afetadas com a pandemia.

132 anos e a pandemia

Segundo o prefeito, para celebrar os 132 anos, a Prefeitura de Piraquara tinha organizado uma programação variada para atender os diferentes públicos. Porém, em razão da alta de casos da nova variante Ômicron, as atividades foram suspensas. “Queríamos muito comemorar os 132 anos com inaugurações das praças, a Tradicional Cavalgada de Aniversário e um Festival de Verão com atividades esportivas, mas entendemos que o momento é de cuidar das pessoas. Estamos felizes com o momento que nossa cidade vive e continuaremos trabalhando para manter o ritmo de avanços e o protagonismo que Piraquara merece”, destacou Josimar Fróes.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress