Em três décadas de emancipação, Pinhais já faz história na Região Metropolitana a partir de uma intensa transformação desenvolvimentista que a retirou da condição de cidade-dormitório de Curitiba, transformando-a em cidade-referência para a Região Metropolitana, o estado e, até, o país.
Acreditamos que um dos fatores que têm feito de Pinhais um município em franco e acelerado desenvolvimento é sua vocação empresarial e industrial somada a uma sucessão de gestores comprometidos em trabalhar pela cidade e seu povo. Desde a fundação, houve prefeitos e vereadores dispostos a lutar por melhorias, a ir atrás de mudanças e abrir caminhos, mesmo com muitas dificuldades nos primeiros anos, quando faltava, até, equipamentos básicos para obras em vias e rios. Possivelmente, essa disposição em lutar por uma cidade que se estabeleça de forma independente venha de sua própria história de luta pela emancipação, tendo forjado um povo e lideranças engajados na conquista de espaço.
Novos rumos na política local
Nas eleições de 2008, novos rumos políticos vieram, a partir da eleição de Luizão Goulart e sua vice, Marli Paulino. Foi o início de um novo ciclo de desenvolvimento, mais acelerado e inovador.
Hospital e Guarda Municipal
Na ocasião, Luizão já começou reabrindo o Hospital e Maternidade Municipal, fechado há alguns anos, possibilitando que, finalmente, os pinhaienses pudessem nascer na cidade. Pinhais, também, não contava com uma guarda municipal, nem Corpo de Bombeiros, então, Luizão os implantou.
Para maior segurança da população, a Guarda Municipal tem recebido constantes treinamentos, atualizações, investimentos em viaturas e armamentos. Tecnologia e inteligência digital, também fazem parte dessa “virada” em prol de mais segurança pública. Uma Central de Monitoramento com câmeras instaladas nas principais vias da cidade foi uma das primeiras inovações.
Muralha Digital
Atualmente, já na gestão da Marli Paulino, este sistema tem sido ampliado e modernizado, com a implantação do projeto Muralha Digital, com novas câmeras instaladas capazes de detectar placas de veículos, tudo para ajudar o trabalho de identificação e captura de criminosos pela Guarda e PM, formando uma central de dados em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do estado. Aliás, este trabalho integrado entre o estado e município é o ideal apontado por especialistas em segurança pública. Em Pinhais, a parceria é referência a outros municípios.
Desenvolvimento acelerado
Quando Luizão foi eleito prefeito, em 2008, estávamos iniciando o projeto de lançamento do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais. Praticamente, pode-se dizer que o tablóide foi crescendo junto com o município, sempre buscando retratar e reportar os principais fatos relativos a administração pública municipal.
Bosques, parques, lazer e esportes
Foi assim com a inauguração do Bosque Municipal, na primeira gestão do Luizão. Depois, veio o Bosque Bordignon. Na gestão da atual prefeita Marli Paulino, primeiro foi o Parque das Águas, um investimento espetacular, capaz de atrair e reunir gente de toda a Grande Curitiba, numa área magnífica, preservando o meio ambiente e garantindo espaço para o esporte, lazer e eventos no belo parque. Na primeira gestão da Marli, também foi inaugurado o ParCão, outra bela área de esporte e lazer que se revela inédita na Região, por trazer um espaço próprio para cães, com equipamentos específicos para os animais se exercitarem e desestressarem. Localizado logo na entrada de Pinhais, não demorou muito para o parque passar a ser frequentado por curitibanos, também. E de quebra, o projeto promoveu uma completa reestruturação ambiental, a partir da retirada de famílias em áreas de risco, que foram realocadas para condições de moradia dignas, seguras e regularizadas. Por último, veio o Parque Linear, outra obra de grande porte que mudou a paisagem urbana.
Aliás, o programa de regularização fundiária, iniciado já no primeiro ano da gestão Luizão, tem prosseguido firmemente, constituindo-se numa empreitada que tem garantido a centenas de famílias a oportunidade de finalmente contarem com habitação digna, saneamento e outros benefícios.
Pavimentação e obras de infraestrutura
As obras de pavimentação, nem é preciso citá-las. Afinal, são muito visíveis, faltando poucas vias sem pavimentação. A prefeita Marli Paulino tem dado sequência a esse projeto, investindo fortemente em obras de calçadas, muitas delas ecológicas, uma inovação da gestão. Trata-se de calçadas que absorvem água da chuva, colaborando para evitar alagamento.
Inclusive, desde o início de sua gestão, o ex-prefeito Luizão mostrou-se comprometido em investir no combate às enchentes.
Os Mutirões da Limpeza, realizados periodicamente, também fazem parte dessa política de prevenção. A cada edição, um bairro recebe o mutirão, que reúne esforços para recolher todo tipo de lixo reciclável e entulhos.
Mutirões da Saúde e Bolsa Creche
Saúde e educação são duas áreas que têm sido prioridade. Desde 2009, são investimentos maciços em reformas, ampliações e construção de escolas e creches, além das obras e inaugurações de Unidades de Saúde, propiciando mais estrutura, conforto e modernidade. A educação em tempo integral também foi implantada, com unidades de ensino específicas para essa modalidade. Os Mutirões da Saúde trazem especialidades médicas, de responsabilidade do Governo do Estado, ao município, agilizando e reduzindo filas de espera. E, na semana de aniversário do município, a gestão acaba de anunciar o programa Bolsa Creche, uma parceria com instituições privadas de ensino que promete suprir a demanda sempre crescente por vagas nas creches, para crianças de 0 a 3 anos.
A chegada da pandemia, um desafio mundial, naturalmente, trouxe novas prioridades. Uma delas, foi conciliar a saúde pública e a economia. Outra iniciativa, a campanha de vacinação, em parceria com o Expotrade, foi muito bem-sucedida em termos de logística e adesão da população.
São tantas ações, obras, projetos e programas, que a sensação é a de que Pinhais foi inteiramente revitalizada. De um “banhado” de décadas atrás a uma cidade que ganhou identidade, cara nova e atrai turistas, novos empreendedores e moradores foram longos anos de trabalho e dedicação. O comércio e serviços cresceram, trazendo comodidade a consumidores, mais arrecadação aos cofres públicos e emprego e renda aos munícipes. Não mais é necessário ir a Curitiba para fazer compras e solicitar serviços.
Um município independente, enfim, que também preserva, promove e incentiva atividades culturais e esportivas, arte e entretenimento. Hoje, Pinhais atrai gente de outros municípios para passear, se divertir e fazer compras.
Parabéns a esta linda cidade que já atinge uma certa maturidade e que tem ainda muito potencial a desenvolver.