Em relação à agricultura familiar e agroecológica, um dos desafios é o de aumentar a diversidade de produtos adquiridos para alimentação escolar
A Prefeitura de Pinhais, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), promove nesta sexta-feira (12), a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A ação trará como tema “Comida de verdade, no campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar”. Durante o evento, Pinhais se tornará o primeiro município paranaense a lançar oficialmente o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PMSAN).
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) é um órgão colegiado de assessoramento consultivo, propositivo, articulador, fiscalizador e mobilizador da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. O órgão é composto por representações do Governo Municipal e da Sociedade Civil organizada, com objetivo geral de propor, para o município, as diretrizes gerais para uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional.
Durante a primeira conferência, realizada em novembro de 2013, representantes de entidades governamentais e da sociedade civil estiveram reunidos para debater ideias, formular e apresentar propostas, entendendo a segurança nutricional e alimentar como direito fundamental do ser humano. Na ocasião, também foi promovido o VI Fórum Municipal do Comitê Gestor Fome Zero. Houve a assinatura do termo de adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como do termo de compromisso, de implantação do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.
Serviço
A II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada das 9h às 17h, no auditório da Secretaria de Educação de Pinhais, localizada na Avenida Iraí, 696, no bairro Weissópolis.