O município foi citado por estar comprometido com a implementação de um sistema de gestão da qualidade, voltado às necessidades e expectativas dos cidadãos
A última edição da revista ISO Focus destacou o processo de implantação da Norma ABNT NBR ISO 18091:2014, preparatória para a Certificação do ISO 9001, em Pinhais. O município é o primeiro da América Latina habilitado para receber este reconhecimento de gestão de qualidade. A implantação está sob a coordenação da Controladoria Geral do Município, desde a assinatura do termo de adesão junto ao Observatório Social do Brasil.
Na publicação, é citado que: “é a primeira vez no Brasil que uma norma internacional de gestão, como a ISO 18091 é formalmente adotada por meio de uma disposição legal”. Destaca ainda que “usando a versão brasileira ISO 18091 (que fornece diretrizes para a aplicação local da ISO 9001 para governo local), e orientações desenvolvidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Pinhais foi capaz de desenvolver e adotar formalmente seu plano de ação 2016-2017, analisando sua situação atual e identificando ações para melhorias na sustentabilidade e administração”.
Para o controlador geral do município e coordenador do projeto, Edson Luiz Gelinski de Faria, a publicação no informativo ISO Focus é o reconhecimento internacional das iniciativas adotadas em Pinhais desde 2010. De acordo com Gelinski, a compreensão de que um dos maiores desafios do setor público é de natureza gerencial fez com que se buscasse um modelo de transformação rumo a excelência e, ao mesmo tempo, permitir avaliações comparativas de desempenho.
“A internalização do modelo, no ambiente da Prefeitura, revelou potencialmente órgãos da administração municipal, que em pouco tempo, utilizando-se das boas práticas de gestão, garantiram a Pinhais destaque em prêmios estaduais de qualidade”, afirma referindo-se ao Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP).
Com isso, Pinhais ganhou projeção nacional e atraiu o interesse de organizações do porte da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)e do Observatório Social do Brasil (OSB). “Percebe-se que observaram que o município reunia as credencias mínimas necessárias para implantar aqui, de forma pioneira na América do Sul, o ‘Projeto de Qualidade da Gestão Pública Municipal, de acordo com a norma ABNT NBR ISO 18091:2014 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Diretrizes para a aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2001 em prefeituras’”.
Foi então que a Prefeitura de Pinhais, com ênfase no trabalho de sua equipe, adotou o projeto, iniciando com a realização de um grande diagnóstico. “Teve início um checkup da gestão sob o enfoque de 39 indicadores de qualidade, nas áreas de boa governança, desenvolvimento econômico sustentável, social inclusivo e ambiental sustentável”, explica o controlador.
Esta autoavaliação da gestão gerou um compromisso público perante as organizações patrocinadoras, a sociedade e os servidores municipais (Decreto nº. 2488/2016), que em até dois anos, 129 ações de melhoria devem ser realizadas. “Resultado a ser alcançado visando a busca da confiabilidade mínima necessária para alçar níveis mais elevados de excelência requeridos pela Norma”, complementa Gelinski.
Gelinski explica que simultaneamente, foi iniciada a imersão na aplicação dos demais requisitos da Norma: Carta de Serviços, Pesquisa de Satisfação, Indicadores de Resultado, Auditorias nos Processos de Trabalho, entre outros temas, bem como a formação e qualificação dos servidores que levarão a frente este projeto.
“Foram necessários seis anos desde que demos os primeiros passos para obter esse reconhecimento a nível mundial, o momento é de celebrar, certos de que ainda não conquistamos nada, mas estamos na direção certa”, finaliza Edson Luiz Gelinski de Faria.