No dia 5, segunda-feira, aproximadamente 13 mil alunos voltaram às aulas na rede municipal de ensino de Pinhais. Para a chegada das crianças nas 44 unidades educacionais do município, uma série de preparativos foi realizada nas escolas e Cmeis, incluindo reformas, melhorias, organização de materiais escolares entregues gratuitamente a cada aluno e formação dos profissionais de educação.
A reinauguração da Escola Municipal José Brunetti Gugelmin foi um dos marcos desta volta às aulas. Totalmente reformada e ampliada, a unidade reabriu as portas à comunidade escolar para atender até 402 estudantes. São agora cerca de 2.000 m² construídos, com um investimento de R$4,2 milhões da Prefeitura de Pinhais.
Além dos recursos em infraestrutura, todos os trabalhadores de cada escola e Cmei passam por contínuas capacitações, dentre elas, as formações previstas antes do início do período letivo. Profissionais da alimentação e limpeza, secretários, pedagogos, diretores e professores recebem as orientações da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Proficiência 2024
Na última semana, foi a vez das professoras e professores da rede municipal participarem do Proficiência 2024. Nesta edição, a Semed reforçou com as equipes os princípios de equidade, gestão democrática e participativa, brincadeiras, interações e ludicidade, qualificação profissional, acesso, formação integral.
“Com isso, vamos atuar por uma Educação justa e igualitária, onde cada estudante tem acesso às oportunidades do aprender e seguimos com o compromisso de combater todas as formas de preconceito”, destacou a secretária de Educação, Andrea Franceschini. “Em nossas unidades de ensino temos profissionais com as mais diversas habilidades, utilizadas para tornar o ensino mais dinâmico e diversificado”, completou.
Caderno Pedagógico
No evento, realizado no auditório do Cenforpe, também foi lançado um caderno pedagógico elaborado pelos profissionais de Educação Infantil. O item contempla experiências realizadas na rede municipal de ensino, também presentes no compêndio Experiências Significativas na Educação Infantil – edição 2022.
O Proficiência 2024 também contou com a palestra “Direito à Educação: Efetividade, Justiça e Qualidade”, ministrada pela pedagoga e professora associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Adriana Aparecida Dragone Silveira.
Também estiveram presentes no evento a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e a representante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professora Tamara Van Kaick.