Apresentações fizeram parte do Fringe do Festival de Teatro de Curitiba
Pinhais recebeu, entre os dias 04 e 08 de abril, quatro espetáculos que fizeram parte do Fringe do Festival de Teatro de Curitiba. Ao todo, 26 atores vindos do Espirito Santo e do Rio de Janeiro se apresentaram na cidade. As companhias “As Panambis”, “Grupo Lacarta Circo Teatro” e “Grupo Teatral As Lucianas” escolheram previamente nosso município para trazer suas peças.
Na manhã de 04 de abril, na Concha Acústica do Centro Cultural Wanda Santos Mallmann, a companhia carioca “As Lucianas” apresentou a peça “Amaré – Contos do Mar”. O espetáculo, que é uma contação de história baseada em diversos contos e canções que trazem o mar como referência, trouxe à Pinhais os atores cariocas Alexandre Longo, Angel Beatriz, Cintia Travassos, Ivson Rainero e Luciana Ezarani. No mesmo dia, o Centro Cultural de Pinhais ainda recebeu “Casa das Bonecas”, espetáculo que é uma peça de Henrik Ibsen, encenado pela companhia “As Panambis”. A montagem gira em torno da história de dois casais dentro do contexto tipicamente patriarcal e burguês. No declínio dessa realidade é comicamente discutido o lugar do amor dentro das relações sociais e o empoderamento feminino. Sob a direção de Laura Couto, deram vida à apresentação os também cariocas Caio Pereira, Kelly Carvalho, Lorena Wanzeler, Thais Furtado e Thiago Alves.
Dose Dupla
Também no dia 04 de abril, a Praça do Skate de Pinhais recebeu os três capixabas do “Grupo Lacarta Circo Teatro” que encenaram “Dose Dupla”, a história de um casal de palhaços que ao fugir do circo chegam na praça de mala e cuia para apresentar o que tem de melhor. Nas apresentações, Amora e Cachoeira se desafiam e discutem os poderes e desigualdades sofridas pela mulher em pleno século XXI. O grupo, vindo da capital do Espírito Santo, se disse muito satisfeito em se apresentar em Pinhais e teceu elogios ao público e à cidade. “Adoramos nos apresentar aqui, fomos muito bem acolhidos, o público foi muito receptivo e achamos a cidade linda. Esperamos poder voltar aqui nos próximos anos, quem sabe até se apresentar no Festival de Pinhais”, disse a atriz Amora Gasparim.
Um Amor de Carnaval
Na tarde do dia 08, o Grupo Teatral “As Lucianas” apresentou a peça “Um Amor de Carnaval” no Bosque Bordignon. O espetáculo contou uma história sobre o carnaval, para crianças, na qual personagens clássicos como Pierrô, Arlequim e Colombina são transformados para a cultura brasileira em uma grande confusão misturando a história do carnaval, os grandes bailes e o amor verdadeiro. A diretora da peça, Luciana Ezarani, ressaltou que foi muito especial se apresentar para o público de Pinhais. “Das cidades metropolitanas do festival, foi em Pinhais que tivemos mais receptividade. Esperamos retornar à cidade para a Feira do Livro”, ressaltou.
Empenho do Poder Público
O grupo “As Lucianas” tem 15 anos de estrada e participa do Festival de Teatro de Curitiba há 10. Luciana Ezarani revelou que esse ano foi diferente por conta das apresentações em cidades da Região Metropolitana de Curitiba. Ela destaca que percebeu grande empenho do Poder Público de Pinhais para a promoção da cultura. “É muito bom quando a Administração Municipal estimula a cultura, isso se reflete em bem estar social”, frisou.
Teatro ao ar livre
O público de Pinhais não poupou elogios às apresentações e à iniciativa de trazer espetáculos do Fringe para a cidade. “Eu e minhas filhas achamos as apresentações lindas. Tivemos a oportunidade de assistir duas peças, e o que mais nos chamou atenção foi ver as encenações em espaços abertos, como aqui no Bosque do Bordignon. essa é uma experiência diferente e muito interessante”, disse Rosângela Marcelino.
Artistas escolheram o município previamente
Depois de visitarem a cidade, as companhias escolheram se apresentar em Pinhais, como explica o Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Pinhais, Marcos Oliver. “Por conta do histórico de cultura da cidade e dos espaços públicos disponibilizados, os grupos escolheram se apresentar aqui”, revelou. Segundo Marcos, é a primeira vez que espetáculos do Fringe se apresentam no município. A iniciativa foi da organização do Festival de Teatro de Curitiba. “É a primeira vez do Fringe em Pinhais. Os organizadores do Festival de Teatro de Curitiba escolheram nossa cidade por conta de todo o histórico de manifestações culturais e, principalmente, por causa do Fetaepi, um evento grande e consolidado”, destacou.
O Fringe
O Fringe, um festival paralelo do Festival de Curitiba, caracterizado por apresentação ao ar livre, com ingressos gratuitos, teve 20 mostras específicas em 2018, o que é um recorde. Ao todo, o Fringe trouxe a Curitiba e Região Metropoligana 372 espetáculos do Brasil, Portugal, Chile, Uruguai e Colômbia, totalizando quase 1.500 apresentações.
Nos 12 dias de duração do Festival de Teatro de Curitiba, realizado entre 28 de março e 8 de abril, 2.200 artistas se apresentaram no Fringe. As apresentações se espalharam por 79 espaços na cidade de Curitiba e municípios da Região Metropolitana.
Foram 96 peças grátis, totalizando 384 sessões gratuitas, e 46 no sistema “Pague o Quanto Vale”, onde o público escolhe quanto deve pagar em 138 apresentações.