A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realizou o Seminário Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O evento marcou o encerramento de um curso de 10 meses que capacitou 111 docentes da Rede Municipal de Ensino. Realizada na sede da Semed, no bairro Weissópolis, a ação reuniu autoridades e profissionais da área e reforçou o compromisso com a educação de qualidade.
O seminário faz parte do Programa Nacional Pró-LEEI, promovido pelo MEC, com a participação de universidades parceiras e coordenação regional de instituições do Sul do país, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade do Estado de Santa Catarina. Em Pinhais, a formação foi conduzida por profissionais da Semed, focando em práticas pedagógicas voltadas à linguagem oral e escrita.
Importância da leitura
Durante a abertura, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, compartilhou sua trajetória como professora e destacou a leitura como base fundamental na formação. “É importante a leitura de mundo e a imersão das crianças no universo da literatura. Nós, profissionais, temos um papel fundamental em despertar o amor pelos livros. Além disso, pesquisas mostram a dificuldade de leitura interpretativa no ensino médio, o que reforça a necessidade de trabalhar o hábito da leitura desde a infância”, afirmou.
Compromisso com a educação
A secretária de Educação, Rosângela Batista, enfatizou o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento integral dos alunos desde a primeira infância. “Fiquei encantada com o programa pois ele traz a leitura e a escrita social, para além da simples decodificação de símbolos. Aqui em Pinhais, somos muito comprometidos com a educação e sabemos da importância da base. Chamamos recentemente mais de 50 profissionais aprovados em concurso por entender a importância dessa fase da educação. Nesta capacitação, desenvolvemos um material de apoio e consulta produzido pelos próprios profissionais, uma troca muito rica. Tenho certeza que teremos muitos trabalhos significativos a partir disso”, destacou.
Desafio constante
O secretário de Estado de Administração e Previdência, Luizão Goulart, parabenizou o evento e o esforço para melhorar a leitura e a escrita das crianças. “Aqui em Pinhais, sempre houve um empenho muito grande para cooperar com a evolução na escrita e na leitura, com muitos projetos. Este é um desafio constante, pois assim como a construção de uma casa, se não tem uma base bem feita, o restante da construção estará comprometida. O desafio da educação infantil é o maior da educação. Mas se temos uma base boa, garantimos um futuro melhor para nossas crianças. Parabéns pelo trabalho de vocês. Parabéns por toda essa formação”, enfatizou.
Amor pela leitura
A aluna Stella Stock Blanco Flor representou os estudantes da rede municipal, declarando seu amor pela leitura. A cerimônia de abertura também contou com a presença do vice-prefeito Marcinho e da vereadora Professora Haline Siroti. A formadora municipal Francielle Mota deu continuidade ao evento após as falas das autoridades, conduzindo as atividades e promovendo discussões relevantes sobre as práticas pedagógicas de leitura e escrita na educação infantil.