Ao todo 13 municípios da Região Metropolitana de Curitiba estiveram representados no primeiro Seminário Intermunicipal de Educação Infantil realizado na cidade de Pinhais. O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de junho no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pinhais – CENFORPE. Por meio de palestras e oficinas, os participantes puderam aperfeiçoar o conhecimento e discutir políticas públicas voltadas à área da educação infantil.
A secretária de Educação, Andrea Franceschini, enalteceu as propostas pedagógicas apresentadas em Pinhais e o envolvimento dos profissionais da educação. “É importante também lembrar que com a reestruturação do plano de carreira, momentos como estes serão contabilizados para o avanço na carreira. Além disso, vale destacar que as oficinas foram pensadas para aprimorar o conhecimento dos educadores para que eles possam usar no dia a dia de trabalho”, salientou a secretária.
O Seminário foi promovido pela Prefeitura de Pinhais com o apoio da Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR. Segundo Maria Silva Bacila, representante da instituição, projetos de extensão têm dado frutos para os professores e estudantes, assim como para a Universidade. “Temos o interesse na formação de professores para fortalecer os laços com a escola e com a comunidade, e por meio de momentos como esse repensar novas possibilidades”, destacou.
A organização do evento e a estrutura educacional de Pinhais chamaram a atenção dos visitantes. O secretário de Educação de Almirante Tamandaré, Romildo Sebastião de Brico enalteceu: “Fico impressionado em ver este local (Cenforpe) tão bem adequado para receber os profissionais da educação. Serve de exemplo para todos os municípios da região, levando em consideração que o mais importante é a troca de experiência entre profissionais da região”, destacou.
O Prefeito Luizão Goulart aproveitou o momento para enaltecer os avanços na educação infantil no município. “Aqui em Pinhais ampliamos as vagas nos Centros de Educação Infantil, de 3.700 passamos a oferecer mais 5.400 vagas, com profissionais qualificados e formação constante”, destacou.