O encontro reuniu professores, educadores, pedagogos e gestoras das unidades de ensino que atendem a primeira etapa da Educação Básica
A Secretaria Municipal de Educação de Pinhais realizou a primeira Semana Pedagógica da Educação Infantil: Articulações entre Cuidar e Educar. O planejamento da atividade se deu em parceria com a UFPR, Programa Dedica – Hospital de Clínicas, Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica de Pinhais, Conselho Tutelar de Pinhais. O intuito da formação é o de auxiliar nos encaminhamentos pedagógicos das instituições que atuam nesta modalidade de ensino.
Segundo Patrícia Gonçalves Fochesato, do Departamento de Ensino, o processo ocorreu baseado em alguns encaminhamentos. “Partimos dos princípios de igualdade, qualidade, autonomia, gestão participativa e valorização do profissional, possibilitando a articulação entre a teoria e a prática, elementos essenciais à ação educativa”, afirmou Patrícia.
O processo formativo contou com a participação de professores, educadores, pedagogos e gestoras das unidades de ensino que atendem a primeira etapa da educação básica. “Permitiu não apenas perceber a compreensão quanto aos encaminhamentos e práticas desenvolvidas no município como contribuiu para observar demandas que necessitam de ampliação nas discussões e intervenções, o que refletirá no planejamento e continuidade desta proposta de formação”, ressalta a servidora do Departamento de Ensino.
Para Patrícia, a Educação Infantil assume a função de ser um dos alicerces da formação humana, contribuindo para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. “Evidencia-se que na Educação Infantil os conteúdos do currículo são apenas uma parte do trabalho pedagógico.
Cuidar e educar são práticas que se relacionam e fazem parte do cotidiano das instituições, e diante disto é necessário compreender o desenvolvimento da criança em sua integralidade, bem como considerar diferentes situações que interferem diretamente neste processo. É nesse sentido que foi proposta uma semana formativa que, ora coloca em foco novas possibilidades sobre assuntos já debatidos, ora inicia a discussão de questões que constituem o cotidiano institucional e que necessitam de atenção”, finaliza.