O evento seguiu a temática “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”
A Prefeitura de Pinhais e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram, nos dias 3 e 4 de julho, a XII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento seguiu a temática “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, esta ação é mais uma garantia de direitos e fortalecimento do SUAS. “Acompanhando as pré-conferências pudemos perceber o engajamento dos usuários que procuram entender como funciona o trabalho e buscam sugerir melhorias. Neste sentido, é importante ouvir também aqueles que trabalham no SUAS e isso foi feito”, comenta.
Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Leoni Aparecida Cruz da Silva, a conferência visa analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social. “Além disso, também é possível reconhecer as responsabilidades de cada ente federado. Importante também, neste contexto, é propormos novas ideias para a otimização dos serviços prestados”, ressalta.
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Cinéia, salientou a relevância da promoção de iniciativas como a conferência. “Estas ações tornam-se fundamentais, pois trazem à tona as experiências positivas e negativas de cada etapa dos atendimentos. Isto abre a possibilidade de se construir algo novo, o que sem dúvida é agregador”, afirma.
A abertura do evento, também contou com a participação de Aldenora Gonzalez secretária Executiva do Fórum Nacional dos Usuários do SUAS. Para preparação desta iniciativa foram promovidas as Pré-Conferências nos CRAS – Oeste, Norte, Sul e Leste – de Pinhais. O evento, direcionado aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entidades socioassistenciais e usuários da Política de Assistência Social, foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Dentre as ações realizadas, nos dois dias de evento, estiveram debates sobre a temática, relatos de usuários da Política Municipal de Assistência Social; deliberações da XI Conferência Municipal de Assistência Social; apresentação cultural; trabalhos em grupos; apresentação dos eixos e encaminhamentos das propostas; eleição e apresentação dos novos conselheiros e a indicação do delegado para a Conferência Estadual.