No dia 30 de abril, a Prefeitura de Pinhais realizou a 6ª Conferência Municipal da Cidade, com a coordenação da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur). O evento, realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, é etapa da 7ª Conferência Estadual das Cidades e da 6ª Conferência Nacional das Cidades.
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, enalteceu a importância da participação da população nas conferências. “É fundamental ouvirmos a comunidade porque é ela que é impactada pelas decisões. E quando hoje nós temos uma cidade que é credenciada como uma cidade sustentável, nós temos a responsabilidade de ampliar cada vez mais as nossas ações, o nosso compromisso coletivo para manter essa cidade cada vez mais bem cuidada, pois nós somos cercados por rios e nós temos essa especificidade, por isso precisamos cuidar muito temos muitos desafios na sua cidade”, declara.
Sustentabilidade
Na oportunidade, a deputada Márcia Huçulak enalteceu o trabalho realizado na Prefeitura de Pinhais. “Quero cumprimentar a nossa prefeita Rosa que tem feito um grande trabalho na cidade mais sustentável e tem trabalhado muito para todo o desenvolvimento do município. Discutir as cidades e seu desenvolvimento é muito importante porque a nossa cidade é onde construímos a nossa vida, a nossa família, desenvolvemos nossos sonhos. E essa discussão é coletiva, construindo algo para o coletivo. E o grande desafio de hoje é ter a medida da virtude, que não é aquilo que eu penso e que eu acho e nem aquilo que vale qualquer coisa. É construir a medida da virtude que é aquilo que impacta a vida das pessoas no coletivo”, salientou a deputada estadual Márcia Huçulak.
Integração entre municípios
De acordo com o secretário de Estado de Administração e Previdência, Luizão Goulart, a integração entre os municípios é essencial para o desenvolvimento da região. “As cidades não tem como ser isoladas, principalmente em um contexto metropolitano. Por isso, é muito importante um plano de desenvolvimento urbano integrado da região metropolitana. Porque nós temos problemas em comum, como transporte, lixo, segurança pública, saúde. Por meio das conferências, é possível o surgimento de novas propostas e novas ideias para aperfeiçoar ainda mais o desenvolvimento, com inclusão, democracia e sustentabilidade”, disse Luizão.
Importância das parcerias
O secretário de Urbanismo, Emerson Santana Bento, destacou a importância das parcerias entre governos municipais, estaduais e federal na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano. “Buscamos sempre uma sociedade mais justa, uma cidade mais democrática. Quando falamos de desenvolvimento urbano, nós gestores públicos, temos que ter isso como premissa porque é um processo constante de planejamento e transformação. Tudo para que os cidadãos que aqui vivem tenham acesso aos serviços urbanos públicos seja na área da saúde, educação, mobilidade, transporte público, saneamento, ambiente, enfim, todas as áreas e nesse contexto é uma busca constante e é desafiadora”, comenta Bento.
Representando o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Thiago Bonagura, salientou a relevância da integração entre os municípios. “Na região metropolitana temos muitas peculiaridades, são 29 municípios, três microrregiões. Pinhais é uma cidade exemplar, a menor em extensão do Paraná, que tem demonstrado todo o seu crescimento em todas as áreas. Sempre que falo em Pinhais, falo com muita gratidão pelos anos que aqui trabalhei. E o desenvolvimento deve vir com integração entre todos os municípios de forma coordenada e me coloco sempre à disposição para que possamos contribuir uns com os outros”, enaltece.
Retomada das discussões
Após a solenidade de abertura, o evento seguiu com uma apresentação do servidor do Departamento de Planejamento Urbano da Semur, Leonardo Batistella Favretto, que destacou o momento como uma retomada das discussões sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, sendo uma oportunidade de estreitamento do diálogo sobre a cidade entre o poder público e a sociedade civil, e orientou os participantes sobre o regimento interno da Conferência.
Posteriormente, foi feita a elaboração e discussão de propostas em torno do tema central “Construindo a política nacional de desenvolvimento urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, com os participantes separados em 3 eixos temáticos. O evento finalizou com a eleição de seis propostas a serem levadas para a Etapa Estadual, bem como a eleição dos representantes delegados do poder público e de diversos segmentos da sociedade civil. Os delegados serão responsáveis por representar o município de Pinhais na 7ª Conferência Estadual das Cidades do Paraná, a ser realizada nos dias 11 a 13 de junho, em Foz do Iguaçu.
Serviço
É possível acessar a documentação referente à 6ª Conferência Municipal da Cidade de Pinhais por meio da plataforma ReDUS no site: https://www.redus.org.br/concid24/pinhais/4119152