O Encontro promoveu a discussão sobre a alteração que promoverá ainda mais o crescimento econômico de Pinhais
No sábado, dia 8, foi realizada no Centro de Empreendedorismo e Artesanato de Pinhais a Audiência Pública de alteração pontual da Lei nº 1.233/2011 de Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo. O objetivo foi de discutir com os presentes o interesse local focado no desenvolvimento econômico da cidade e criação de um novo eixo de comércio e serviços, conforme demanda manifestada ao longo dos últimos anos.
Durante a Audiência, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Genésio de Siqueira Junior, explicou a proposta demonstrando os benefícios que essa alteração geraria para a economia da cidade. Pinhais, que se desenvolveu muito nos últimos anos, criou uma demanda de novos espaços para instalação de empresas. Nos últimos sete anos, o número de empresas passou de 4.263 para quase 11.500. Na área comercial, o crescimento foi de 145%, na área industrial foi de 86%, já na área de serviços a expansão foi de 199%. “Esse aumento de empresas vindo para Pinhais é importante não só para o desenvolvimento econômico, mas também social, pois, gera emprego e deixa um valor real que será gasto dentro do município. Por isso é importante essa alteração, porque não temos muitas áreas para expandir, então ao analisarmos isso, foi verificada a necessidade de alteração da lei. Com um crescimento econômico sustentável, equilibrado com responsabilidade, a cidade pode se desenvolver ainda mais”, salientou o secretário.
Já o Diretor de Urbanismo, Nelci Claudinei Muniz, apresentou a proposta e a justificativa técnica, mostrando que a alteração é uma extensão do eixo 03, que já existe e está localizado próximo ao Autódromo Internacional, ligando Curitiba a Pinhais, em uma área exclusiva para comércio.
O Secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, disse que Pinhais é uma cidade que cresce rápido e é preciso acompanhar isso. “Hoje temos grandes empresas que querem se instalar em Pinhais, mas a falta de espaço inviabiliza esse processo. Por isso é importante essa alteração para que a nossa cidade possa continuar a crescer, gerar emprego e renda”, reforçou Ricardo.
Além do secretários de Governo e de Desenvolvimento Econômico, também estiveram presentes no encontro os vereadores, Arnaldo do Vizinho Solidário; Professora Cinéia; Filho; Carlinhos do Eliza e o vice-presidente do Conselho de Urbanismo, Ivaldo de Sá Barreto.