Proposto pela Prefeitura em parceria com a UTFPR, o evento é um importante fórum de discussão e troca de experiências
Com 600 inscritos de 25 cidades, a Prefeitura de Pinhais realizou a sétima edição do Seminário Internacional de Educação. A abertura do evento ocorreu na manhã de terça-feira (16) e seguiu até sexta-feira (18). Proposto pela Secretaria de Educação de Pinhais em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Seminário caracteriza-se como um importante fórum de discussão e troca de experiências entre os participantes.
O evento teve como tema “Reflexões relacionais, organizacionais e deliberativas dos saberes” que também foi a temática da palestra internacional, ministrada pelo professor português, doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea, Antonio Sampaio Nóvoa, que também é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma instituição.
Nóvoa é considerado um dos grandes intelectuais da educação atual e suas investigações e interesses incidem sobre a história e psicologia da educação, formação de professores e educação comparada.
Para Nóvoa, o principal meio para formação do professor se dá na escola onde a preocupação com educação de qualidade ocorre de maneira integrada com os demais profissionais envolvidos. “É muito importante que um profissional da educação, especialmente um professor, esteja em permanente atualização, no entanto a mais importante atualização de um professor se faz na escola, com os colegas, nos processos pedagógicos, para encontrar as melhores formas de organizar a escola e a Pedagogia. Estes encontros têm o papel inspirador de reunir as pessoas, mas é importante compreender que a verdadeira formação continuada de um professor faz-se na escola”, afirma Nóvoa.
Prefeita destaca o empenho da equipe
Durante o evento, a prefeita de Pinhais Marli Paulino destacou o empenho da equipe organizadora. “É com muita satisfação que realizamos mais uma edição deste importante seminário. Desejemos que seja um momento de muita troca de conhecimento. A educação está entre as nossas prioridades, e tem recebido destaque em outras cidades pelo trabalho de excelência que vem sendo realizado”, declarou a prefeita Marli Paulino.
A secretária municipal de Educação, Andrea Fransceschini, também deu destaque aos profissionais responsáveis pelo evento e ao momento que se configura como significante troca de experiências. “É com muita alegria e satisfação que realizamos mais uma edição do Seminário Internacional de Educação. Parabenizo todos os profissionais envolvidos com a concretização deste evento e todos os participantes que se dispuseram a estar conosco neste momento de partilha de conhecimentos”, destacou a secretária de Educação de Pinhais.
Pinhais é destaque na educação
Fez parte da Mesa de abertura a consultora da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, professora Yvelise Arcoverde, a qual tem um rico histórico de dedicação à área da educação. “Fiz questão de estar aqui porque reconheço o trabalho deste município e o esforço de cada um de vocês. São poucas as experiências que a gente tem o orgulho de dizer que estão acontecendo com sucesso. Hoje temos uma crise que está sendo construída e que vem destruindo muito do que foi conquistado por vocês e pelos que os antecederam, medidas que podem acabar com toda uma história de luta que marca nosso País. Mas, entendo que o trabalho realizado em Pinhais faz resistência. Investir em formação num momento de crise é algo que temos que tirar o chapéu. Por isso, quero parabenizá-los”, enalteceu a consultora da Unesco.