Na noite do dia 19 de outubro, quarta-feira, no auditório da Secretaria de Educação, foram realizadas a 1ª Conferência Pública para Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Pinhais (PlanMob) e a 3ª Audiência Pública, organizados pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur).
Os eventos foram realizados presencialmente e transmitidos ao vivo pela internet e fazem parte da etapa final para construção do Plano de Mobilidade Urbana do município, antes do seu encaminhamento para a Câmara Municipal. O material apresentado no encontro é resultado do processo participativo iniciado no ano de 2020, e consolida as propostas para o transporte, acessibilidade e sistema viário local, em um conjunto de leis e um plano de ação e investimentos para os próximos dez anos.
Estiveram presentes a prefeita Rosa Maria, os secretários municipais Emerson Santana Bento (Urbanismo), Ricardo Pinheiro (Governo), José Martins (Desenvolvimento Econômico), Anderson Mendes (Segurança e Trânsito) e Bruno Sitima (Cultura, Esporte e Lazer), os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabricio de Souza e Jane Carteira, servidores da Secretaria de Urbanismo, integrantes da empresa Cidade Vive e munícipes.
Na oportunidade, a equipe de consultores da Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados, empresa contratada para revisão do plano, fez uma apresentação do documento, e ao final, juntamente com membros da Comissão Técnica Municipal responderam questões e questionamentos abordados pelo público.
A promoção da primeira Conferência foi enaltecida pelo secretário de Urbanismo, Emerson Santana Bento, que citou a relevância do documento. “Este é um encontro importante, e também histórico, pois realizamos a nossa primeira Conferência de Mobilidade de Pinhais. Esta é uma iniciativa que tem o objetivo de estabelecer diretrizes estratégicas buscando a promoção da cidadania, inclusão social e aperfeiçoar as políticas públicas vinculadas às demais políticas, como de desenvolvimento econômico, urbano ou ambiental. Em todo o nosso plano, pensamos nele de forma sustentável. Hoje será apresentado o que foi discutido nas oficinas através das dinâmicas de grupos que contou com a participação da sociedade civil, com as propostas de diferentes programas”, disse o secretário.
Já a prefeita Rosa Maria enfatizou que a elaboração do plano foi discutida com diferentes segmentos da sociedade pensando em fazer o melhor para a cidade. “Este é um momento importante para nosso município com cada plano que discutimos e construímos. Administrar uma cidade é enfrentar diversos desafios, e a mobilidade é um dos maiores, porque precisamos pensar em uma cidade onde as pessoas possam ir e vir com as facilidades possíveis. Pensar em um município que respeite cada elemento é pensar em uma cidade cada vez melhor: seja no campo do desenvolvimento econômico, meio ambiente e urbanismo. Como prefeita, fico satisfeita com este processo, porque sei que muitos profissionais se envolveram nessa questão, houve discussão e que este plano vai trazer diretrizes para melhorar nossa cidade, afinal esta é nossa função”, afirmou Rosa Maria.
Todas as informações sobre o PlanMob de Pinhais estão disponíveis no site: www.mobilidadepinhais.com.br.