Desde o início da pandemia, a área da saúde, sem dúvidas, foi a mais afetada pelos acontecimentos que foram se desdobrando até aqui. Por estarem na linha de frente do enfrentamento da doença, os profissionais da saúde são os grandes heróis da vida real. Entretanto, Pinhais, assim como outras cidades, vive um desafio, ao ter dificuldades para repor médicos que se afastam por contaminação ou outros motivos. Assim também ocorre para contratação de novos profissionais.
No momento, a alternativa encontrada é a convocação de todos os médicos na lista do último Processo Seletivo Simplificado (PSS), porém, para se ter uma ideia, de uma primeira chamada de 38 profissionais da medicina, apenas um apresentou interesse. “Vivemos uma crise sanitária sem precedentes, e o que está acontecendo agora é a dificuldade de conseguir médicos para atuarem no lugar dos que estão afastados, e também para chamar novos. Além disso, temos toda uma legislação a ser seguida, um processo de contratação pública que exige atender procedimentos que levam um certo tempo”, acrescenta a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.
Mais médicos
Um reforço importante, e que está previsto para o mês de abril, é a vinda de três profissionais da área pelo Programa Mais Médicos.