Encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de mais de 100 pessoas
Foi promovido, na quarta-feira, dia 16, em Pinhais, encontro alusivo ao Dia Mundial da Alimentação. A iniciativa aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e recebeu mais de 100 pessoas.
A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de Pinhais junto com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), onde foi discutido o tema “Guia alimentar para a população brasileira”.
Estiveram presentes no evento a vice-prefeita Rosa Maria; o vereador Flazio Gorges (Polaco do Pérola), a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, a secretária de Educação, Andrea Franceschini; a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, a presidente do COMSEA, Adriana Vicentine, representando a Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional, Salma Alves; servidores e munícipes.
O público assistiu a três palestras ministradas por nutricionistas. A primeira, apresentada por Juliana Bertolin Gonçalves, teve como tema “Guia Alimentar para a população brasileira”. Na sequência, Vanessa Chapanski abordou sobre “Guia Alimentar para menores de dois anos” e a palestrante Lilian Tanikawa encerrou o encontro apresentando o “Guia Alimentar para a população brasileira adaptado de Pinhais”.
A presidente do COMSEA, Adriana Vicentine, disse que este dia é um momento especial, pois se discute a importância da alimentação. “Este momento é bem importante. Esta conversa, este dialogo, vai contribuir para a gente sair daqui com ideias melhores. Que a gente consiga multiplicar o que assistimos, debatemos: o guia alimentar e nutricional. Porque este é o nosso papel enquanto sociedade, sermos multiplicadores de ações que vão atender a sociedade como um todo” afirmou.
A vice-prefeita Rosa Maria destacou que o assunto é levado a sério na cidade e deve ser expandido para todos. “Este é um momento importante. Quero manifestar a nossa satisfação, alegria, e até tranquilidade, de entender que em Pinhais nós continuamos trabalhando, discutindo e levando muito a sério esta política de segurança alimentar. Por isso, esse assunto transita por todas as secretarias, pois compreendemos que é uma situação de solução de cada um de nós e que deve ser estendido para a sociedade civil organizada”, disse.
Capacitação Política Nacional de Alimentação e Nutrição
Nos dias 14 e 15 de outubro também foram realizadas ações sobre a temática no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforpe). Durante os encontros, foram debatidas questões a respeito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e as ações na Atenção Primária a Saúde neste contexto. Além disso, também foram explanadas particularidades da aplicação da Política Nacional em Pinhais e informações sobre o Guia Alimentar Brasileiro.
Dia Mundial da Alimentação
A data é comemorada em 16 de outubro, tendo início no ano de 1981. Atualmente é celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.
Este dia corresponde também à fundação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).
Desde seu início, o Dia Mundial da Alimentação adotou um tema diferente a cada ano para destacar as áreas necessárias para a ação e fornecer um foco comum. Neste ano, o tema escolhido foi “Nossas ações representam nosso futuro: dietas saudáveis para um mundo fome zero”, afirmando a relação entre garantia de a segurança alimentar e nutricional e sustentabilidade na produção de alimentos e qualidade no seu consumo.