O Pinhais Previdência acaba de renovar a Certificação Pró-Gestão RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social) em nível II, por meio de processo de auditoria externa. Para conquistar a renovação da certificação obtida em 2019, os processos, atividades, servidores e membros de colegiados do Pinhais Previdência foram submetidos à análise de auditor do ICQ Brasil e de comissão da Secretaria de Previdência.
A gestão teve que demonstrar a manutenção do cumprimento de 24 requisitos, como transparência, planejamento, gestão e controle de base de dados, ações e diálogos com a sociedade, estrutura de controle interno, dentre outros.
O Ministério da Previdência Social, atualmente Secretaria de Previdência – SPREV do Ministério do Trabalho e Previdência, estabeleceu o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Segundo a diretora-presidente interina do Pinhais Previdência, Keren Letícia Sales Pereira, “a renovação da certificação demonstra que as boas práticas foram internalizadas pelas equipes e se tornaram parte da cultura do Pinhais Previdência. Termos este selo significa que firmamos um compromisso com nossos segurados e com a sociedade em manter uma gestão de qualidade, que cuida e que busca se aperfeiçoar constantemente” finalizou a diretora-presidente.
Os RPPS, previstos na Constituição Federal, têm como finalidade zelar pela garantia dos direitos previdenciários dos servidores públicos titulares de cargos efetivos, civis e militares, em todas as esferas: União, Estados e Municípios.
O Pró-Gestão é um instrumento de reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas pelos RPPS, com foco nas dimensões de Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.