sábado, 21 de setembro de 2024
Pinhais prevê começar vacinação contra a Covid-19 no próximo dia 25 de janeiro

Pinhais prevê começar vacinação contra a Covid-19 no próximo dia 25 de janeiro

Prazo depende da aprovação e distribuição da vacina pelo Governo Federal

Na tarde de quarta-feira, dia 13, na Secretaria Municipal de Saúde, técnicos da Secretaria, juntamente com profissionais de outras áreas, estiveram reunidos para debaterem e agilizarem como será a vacinação contra a Covid em Pinhais. A prefeitura atenderá às recomendações do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, o qual determina iniciar a imunização por grupos prioritários. Nesta primeira fase, prevista para começar no próximo dia 25 de janeiro, está prevista a vacinação de trabalhadores de saúde e pessoas com 75 anos ou mais. A imunização ocorrerá conforme a demanda de chegada da vacina distribuída pelo Governo Federal.

Ainda de acordo com o Plano Nacional, em uma segunda fase serão vacinadas as pessoas entre 60 e 74 anos, e em um terceiro momento as pessoas com alguma comorbidade, trabalhadores da educação, de serviços essenciais, entre outras. Na oportunidade foram debatidos a forma de cadastramento das pessoas que receberão a vacina. A secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, destaca que todos serão vacinados, atendendo as fases estipuladas pelo Ministério da Saúde. “As pessoas serão pré-cadastradas para serem imunizadas e não deverão procurar a unidade de saúde. Oportunamente será divulgada a forma de como acontecerá este cadastro e a própria vacinação”.

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, destaca que, mesmo com a chegada da vacina, os cuidados para evitar o contágio devem prosseguir. “O uso de máscara, a utilização constante de álcool gel e o distanciamento social deverão ser mantidos até que a grande maioria das pessoas sejam imunizadas. Sabemos que a vacinação é uma urgência e todos estamos ansiosos por este momento. Porém, para a organização e para que a imunização seja justa e chegue para todos com maior rapidez, será necessário o cumprimento dos protocolos estipulados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde e muita paciência. Mas com respeito, educação e tolerância iremos superar esta pandemia”.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress