O Projeto Segurança Virtual: Combate ao abuso e exploração sexual online de crianças e adolescentes, elaborado pelos profissionais do SIRE (Serviço Integrado à Rede de Proteção – Escuta Especializada) de Pinhais, foi apresentado no 8º Congresso da Abrasme (Associação Brasileira de Saúde Mental), no último dia 22 de julho, em São Paulo. O trabalho realizado em Pinhais considera o risco de violência envolvendo redes sociais e a necessidade de ações de prevenção e enfrentamento da violência a partir do uso da internet.
“O projeto foi elaborado com o objetivo de prevenir os impactos psicossociais devido ao uso da internet e suas redes sociais, sobretudo daqueles relacionados com abusos e exploração sexual infantil online. Para tanto, buscamos informações e estudos acadêmicos sobre os riscos e benefícios do uso da internet, bem como, promover saúde mental por meio de modos seguros de interação virtual”, explica Micheli Strapasson, diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social (Semas).
A equipe é composta pela coordenadora Viviane Monteiro de Almeida Luchezi, a pedagoga Adriana Cristina Zielinski do Nascimento e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, João Farias e Brenda Passos.
“Outro fator que nos impulsionou a desenvolver o projeto foi a oportunidade de promover a primeira intervenção em um colégio estadual, com uma turma do sétimo ano, na semana de 18 de maio, data alusiva ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Depois disso, já aplicamos o projeto em outro colégio estadual e o projeto seguirá com a expectativa de que tenha bons resultados no decorrer das proposições”, informou a coordenadora Viviane Monteiro de Almeida Luchezi.
SIRE
O Serviço Integrado à Rede de Proteção – Escuta Especializada (SIRE), trabalha com o que preconiza a lei nº 13.431/17, que estabelece a garantia de direitos a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Para solicitar atendimento, entre em contato pelos telefones (41) 3912-5185 e (41) 99226-7492.