Foram avaliados pelo Ministério Público Federal portais de mais de 5.567 municípios
Entre os 5.567 municípios brasileiros pesquisados, Pinhais é uma das poucas cidades que conseguiram alcançar a pontuação máxima no Ranking Nacional da Transparência. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (8) são do Ministério Público Federal (MPF), que avaliou o índice de transparência dos portais de estados e municípios de todo o país.
Pinhais alcançou esta pontuação ao lado dos municípios paranaenses de Balsa Nova, Campina do Simão, Campina Grande do Sul, Curitiba, Mercedes, e Rio Negro. Ao compararmos o índice atual com a avaliação realizada anteriormente, Pinhais passou dos 4,60 pontos para a pontuação máxima de 10,0 pontos.
Segundo Anderson Tanck, coordenador de Tecnologia da Informação da Prefeitura, esta evolução se deve a diversas adequações implantadas. “Contamos com o apoio de várias Secretarias da Prefeitura para que pudéssemos nos adequar às exigências. Neste sentido, podemos dizer que esta nova avaliação demostra a eficiência ao implantarmos os ajustes necessários”, explica.
De acordo com o MPF, a avaliação se baseou em um questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mede o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, em uma escala que vai de zero a dez.