Como exemplos desse avanço, duas novas ferramentas estão sendo implantadas nesse contexto: o Google for Education e a plataforma Midiacode
As inovações tecnológicas e o uso intenso de dispositivos, como celulares e tablets, mudou a forma de os jovens e crianças interagirem com o mundo. E, para atender as necessidades dessa nova geração, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, promove constante atualização nos processos educacionais. Como exemplos desse avanço, duas novas ferramentas estão sendo implantadas nesse contexto: o Google for Education e a plataforma Midiacode.
Por meio da plataforma Google – Ferramentas do G Suite, alunos e professores terão acesso a contas educacionais que os permitirão usar de forma integrada diversos recursos pedagógicos e de produtividade. “Em conjunto com a sala de aula que já conhecemos, os alunos também participarão de uma sala de aula virtual, onde os professores passam tarefas, corrigem, dão nota e interagem em tempo real com os estudantes, disponibilizando materiais complementares, vídeos explicativos e realizando enquetes”, explica Márcia da Luz Corrêa Galindo, chefe da Seção de Apoio à Formação Continuada e coordenação pedagógica da implantação do Google for Education em Pinhais.
De acordo com Márcia, com essa ferramenta o professor passa a ter contato, por e-mail, diretamente com os pais, permitindo que acompanhem as atividades realizadas, tarefas de casa e notas, tudo em um único lugar, estreitando assim a comunicação entre a comunidade e a escola. “Vejo um excelente potencial de uso pedagógico destas ferramentas pelos professores, educadores e pedagogos. Com certeza estamos inaugurando uma nova era onde a tecnologia, interação e a colaboração estarão presentes, bem como a autonomia dos servidores em gerenciar seus arquivos de trabalho”, ressaltou.
Os pedagogos também passam por um processo de formação para aprender a usar as ferramentas fora e dentro da sala de aula, tendo como função a implantação em cada unidade escolar. “Investir na formação e atualização dos profissionais é essencial, não apenas para o sucesso da implantação de uma nova tecnologia, mas também para o crescimento da experiência de aprendizado dos alunos”, comenta Márcia.
De acordo com o instrutor da formação, Wellington Maciel, a intenção é trabalhar com uma mudança cultural. “Nestas formações não ensinamos somente como utilizar a tecnologia; não ensinamos a apertar botões, não queremos que aprendam a fazer formatações. Queremos que entendam como isso pode ser útil dentro da sala de aula. É importante que compreendam que a tecnologia sozinha não vai melhorar a educação, mas é uma parte importante”, salienta.
Já com a plataforma Midiacode os conteúdos são compartilhados e atualizados, o que torna o jeito de aprender e ensinar mais dinâmico, atrativo e eficaz. “A utilização do Midiacode permite que a escola economize tempo e material impresso, contribuindo com a sustentabilidade. Além disso, o professor pratica o conceito de sala de aula invertida, ao entregar conteúdos para os alunos com um clique. E o aluno tem o conteúdo sempre acessível para estudar onde e como quiser. A tecnologia gera resultados, diminui gastos e potencializa o aprendizado”.
“Dessa forma, a possibilidade de termos em um único espaço ferramentas integradas e compartilhadas eleva o nível de trabalho pedagógico e administrativo nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Pinhais, bem como, o desempenho dos alunos, e ainda pode incentivar os pais e responsáveis a acompanharem de perto o desenvolvimento e desempenho escolar dos estudantes”, ressalta Márcia.
“Os alunos passam a ter acesso a conteúdos digitais e tecnologias novas em suas aulas, os professores têm maior agilidade na correção e nas devolutivas das produções dos alunos, e dos pais que passam a acompanhar o encaminhamento pedagógico dado aos seus filhos”, completa.