Foi sancionada pela prefeita Rosa Maria, a Lei nº 2.620/2022 que autoriza a cidade de Pinhais a ingressar no Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN-GM).
O protocolo de intenções, assinado no final do mês de abril, estipula que os municípios participantes do consórcio tem por finalidade o interesse comum do direito à segurança, tendo a finalidade da gestão associada dos serviços de segurança pública por meio de esforço entre os participantes para o enfrentamento da criminalidade e da violência, a fim de reduzir os índices e promover os direitos humanos.
Neste primeiro momento, o Consórcio é composto por dez cidades, sendo que a sede ficará em Curitiba e poderão aderir outros municípios da Região Metropolitana, desde que possuam Guardas Municipais. Fazem parte do COINN-GM os seguintes municípios: Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Quatro Barras, São José dos Pinhais.
A formalização do consórcio permite ações integradas de combate ao crime, além da possibilidade de convênios e parcerias para suporte de estrutura e financeiro às ações e projetos.
A presidência do COIN-GM é definida por meio de Assembleia Geral que será convocada. O cargo será ocupado por um dos chefes do poder executivo dos municípios que integram a entidade, sendo que o mandato é de dois anos.