Entrega da obra contou com a presença de autoridades, de servidores municipais, de ongs e empresas parceiras, além do público que prestigiou programação especial ao longo do dia
O domingo, 1º de dezembro, foi marcado pela inauguração da primeira área de recreação e lazer para cães e as famílias da Grande Curitiba, a partir da entrega à comunidade da obra do ParCão, em Pinhais.
Localizado no Parque Linear do Atuba, na Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR 415), divisa com Curitiba, a abertura do parque à comunidade aconteceu por volta das 10 horas. A cerimônia oficial de inauguração contou ainda com a presença de autoridades convidadas, da Banda da Polícia Militar e Certificação da Guarda Municipal de Pinhais no combate aos maus tratos. A comunidade também compareceu, em grande número, com seus cães e familiares, participando da programação especial ao longo do dia.
Pista de agility
A revitalização feita pela Prefeitura de Pinhais de uma área que encontrava-se abandonada, após retirada de moradias irregulares, deu lugar a um extenso parque de lazer e recreação com infraestrutura completa para toda a família e seus cães. O ParCão Pinhais conta com uma grande área de aproximadamente 10 mil m² e tem espaço privativo para recreação de cães com pista de agility com mais de 20 obstáculos, entre eles: gangorras, baliza, rampas, obstáculos de salto, túnel e outros. Além disso, o espaço conta com bebedouro canino e estrutura exclusivamente para o lazer da família, com área de recreação infantil, bancos em formato de osso e amplo espaço verde com árvores e jardinagem.
Recuperação das margens dos rios
Entre as autoridades presentes, o Deputado Federal Luizão Goulart (Republicanos), ao discursar, enfatizou que cuidar dos rios do município não se trata apenas de dragagem e limpeza. “A dragagem e limpeza dos rios que fazemos desde 2009 não é a única forma de cuidar dos rios. Mas, também, a recuperação das margens, com o plantio de mudas de árvores e a criação dos parques lineares. Esse é mais um parque que inauguramos. Como a gestão está sempre inovando, dessa vez, fizemos um parque temático para cães e as famílias. O povo nos pediu um espaço assim. Houve, inicialmente, a proibição da presença de cães no Parque das Águas, porém, após enquete com a população, decidiu-se pela liberação dos cães lá. Mas, aqui, é um espaço exclusivo para os cães. Agradeço ao servidores municipais que têm apoiado enormemente a gestão. Nossos servidores sempre fazem mais do que a obrigação, vão além e, por isso, nosso município se destaca. A gestão municipal, que é uma grande empresa prestadora de serviços à comunidade, cumpre seu papel que é o de entregar mais essa obra de qualidade. Estamos deixando tudo muito bonito do lado de cá da margem do rio. Vamos ver do lado de lá como vão cuidar, pois os rios sempre têm dois lados e este fica na divisa entre municípios. A gente até está querendo passar a cuidar do lado de lá, também, aliás”, brincou, porém, referindo-se a sua pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba, em 2020.
Fundo Municipal do Meio Ambiente
A prefeita Marli Paulino (PDT) pontuou em seu discurso que o ParCão é a continuidade do trabalho de preservação dos rios do município iniciado em 2009. “À beira aqui do Rio Palmital, havia várias famílias que moravam precariamente, numa área de invasão. Essas famílias foram transferidas, na gestão do Luizão, para outro local, com toda infraestrutura como, saneamento, rede de energia elétrica, asfalto, calçamento, além da regulamentação da documentação. Cuidamos da cidade como um todo, dos rios, das pessoas e dos animais, também. Este é mais um espaço feito para vocês. Foi custeado integralmente com o Fundo do Meio Ambiente, um fundo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os equipamentos foram feitos pelo pessoal das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras. Equipamentos de criação e produção exclusivas do município. Parabéns à cada secretaria que trabalhou nesse projeto. E à comunidade, aproveitem esse espaço e nos ajudem a cuidar dele”, pontuou.
Comprometimento dos servidores
O diretor do Detran-Pr, Mário Marques Guimarães Neto, o “Marinho”, também compareceu à inauguração, representando o governador Ratinho Júnior. “Pinhais é muito bem-vista na Região Metropolitana e em todo o estado. Tem sido um exemplo de administração, desde a primeira gestão do Luizão. É uma grande honra vir a esta inauguração. De um parque que será cartão-postal da cidade, logo à entrada do município. Há um ano, estive na inauguração do Parque das Águas, um grande exemplo à toda Região Metropolitana. E agora, mais esta bonita obra. Vale destacar o comprometimento dos servidores e da Secretaria do Meio Ambiente, e da secretária Rosângela. Quando trabalhei no Departamento de Esportes da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer pude verificar o comprometimento que os servidores municipais têm com o trabalho. Para finalizar, lembro que o Detran sempre estará disponível à Prefeitura de Pinhais em qualquer ação e evento que venha fazer”, salientou.
Empresas parceiras e ONGs
A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Rosângela Batista, ressaltou que o ParCão foi construído com o esforço de muitos servidores das secretarias envolvidas no projeto. “Todas as secretarias foram envolvidas no projeto de uma forma ou outra. Fizemos tudo pensando nas pessoas que têm seus pets e os tratam como alguém da família. Precisávamos de um espaço assim para quem tem pets, com área específica para cães e também para toda a família, com lazer para a crianças, inclusive. Agradecemos às empresas parceiras que atenderam a nosso chamamento, às ongs, também, e a todos os que amam os animais e colaboraram. A prefeitura tem feito muitas ações em prol dos animais e vamos continuar fazendo, sim, porque nos preocupamos com toda a comunidade”, ressaltou.
O Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PDT), destacou à reportagem o apoio do Poder Legislativo Municipal a mais uma obra em benefício da comunidade. “A parceria entre os poderes em Pinhais é uma constante quando se trata de apoiar obras e projetos que beneficiam a população. Dias atrás, fui a um município vizinho e, ao conversar com um vereador, este comentou comigo que Pinhais é uma cidade abençoada. Disse a ele que sim, é abençoada, mas que também conta com uma parceria ente os poderes Executivo e Legislativo, por isso, as coisas dão certo. Os vereadores da Casa apoiam todos os projetos que serão benéficos à população, desde as crianças até os idosos. Por isso, a cidade é o que é. Nós trabalhamos para proporcionar uma vida saudável aos pinhaienses e isso inclui a vida dos animais, também”, destacou.
Saúde dos cães e das pessoas
O vereador Airton Silva (PSC) sublinhou que o ParCão une uma área destinada à saúde das pessoas e saúde dos cães. “Temos já muitas moradias em condomínios verticais na cidade, onde os moradores e seus cães ficam impossibilitados de caminhar, sem espaço para pets. O dono do cão também termina por não se exercitar por não ter para onde ir passear com seu cão. Aqui, há espaço para todos, inclusive, para as crianças”, destacou.
O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) é outro parlamentar que apoia a obra, lembrando que a área do parque foi totalmente revitalizada. “Aqui, era uma área muito suja, havia até tráfico de drogas perto do Rio Palmital. Não podemos votar contra um projeto que evidentemente se revela bom para a população”, apontou.
Política pública atendida pela gestão
A vice-prefeita Rosa Maria (PROS) complementou que cuidar do meio ambiente e da população animal é uma política pública atendida pela gestão municipal. “Esta era uma área bem complicada. As famílias que aqui moravam irregularmente foram transferidas para o Jardim Jerivá, com toda a documentação, além de infraestrutura para as novas residências. Depois, ficou uma área abandonada que decidimos revitalizá-la fazendo algo novo, com um lugar específico para os cães. Afinal, cuidar dos cães e das famílias faz parte das políticas de saúde pública e os animaizinhos fazem parte das famílias. Havia essa demanda da população. Tudo aqui foi pensado para atender às necessidades dos bichinhos, também. Quase todas as famílias atualmente contam com um animal de estimação e esta também é uma forma de atender às famílias. Temos feito um trabalho muito forte com os animais, a partir dos serviços de castração, de controle de doenças, do Banco de Ração, da fiscalização contra os maus tratos, e este parque é o coroamento dessa política pública permanente”, complementou.
A integração das secretarias municipais na elaboração e execução do projeto é um dos pontos altos destacados pela vice-prefeita. “Integração é a palavra-chave a esse projeto. Secretarias como a de Obras e a de Meio ambiente se destacaram, entre outras, além dos artistas que fizeram os brinquedos e equipamentos, os ossinhos, todos os detalhes, tudo personalizado, de criação e confecção exclusivas do município”, concluiu.
Desestressar o cão
A moradora do Weissópolis, Maria Paula, disse à reportagem que a obra é muito bem-vinda, pois alia uma área de lazer para toda a família e para os cãezinhos. “O animal precisa se movimentar, estar ao ar livre, desestressar. O parque é um espetáculo, o lugar ideal para levarmos nossos cães, e, de quebra, até a gente se exercita e desestressa”, elogiou a munícipe, que estava acompanhada da família e seus dois cães.
Microchipagem gratuita para 300 cães
Ao longo da manhã, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou a microchipagem gratuita para 300 cães, cujos tutores residem em Pinhais. Ainda na programação especial, houve ação de educação para a guarda responsável de animais domésticos, Feira de Adoção (a cada adoção foi oferecido um banho cortesia do Pet Belo Trato), stands de parceiros (Special Dog, Gota D’Água e Pet Shop Belo Trato), além de brincadeiras promovidas pela Semma.
O evento contou ainda com a presença de food trucks na praça de alimentação, exposição de equipamentos de adestramento dos cães do BOPE (Batalhão Operações Especiais) e a campanha de prevenção contra atropelamentos de animais (promovida pelo Detran-PR).
Desfile Meu Amigo Cão
A partir das 13h, houve a apresentação de cães de adestramento do BOPE, e, às 15h, o Desfile Meu Amigo Cão, que elegeu o cão de maior e menor porte, além do mais carismático.