A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), continua a realizar o atendimento educacional de forma remota nas instituições da Rede Municipal de Ensino, neste ano letivo de 2021. Uma das frentes de atendimento, é a entrega dos kits de alimentação escolar. Até o momento, já foram distribuídas em torno de 120 toneladas de alimentos aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Com entregas mensais, os kits são compostos por alimentos como arroz, feijão, chá mate, farinha de trigo, leite em pó, frutas e verduras, além de carnes, peixe, frango ou ovos.
Importante lembrar que o kit é exclusivo para alimentação dos alunos. “Quem tiver interesse e ainda não recebeu o kit, deverá procurar a direção da Unidade de Ensino onde o educando está matriculado. É importante que os produtos tenham comprovantes de recebimento pelo responsável do educando, pois todos esses documentos são necessários para a prestação de contas junto ao Ministério Público e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Na Rede Municipal de Ensino as entregas de alimentos continuarão até que a situação se normalize e 100% dos educandos retornem presencialmente às aulas”, explica Adriana Landim, do Departamento de Administração da Semed.
Blocos de atividades
Depois do retorno às aulas, iniciado em 18 de fevereiro e suspenso em 26 de fevereiro em razão do agravamento da situação da pandemia, o atendimento aos estudantes ocorre com o envio de blocos de atividades pedagógicas não presenciais.
De acordo com a diretora do Departamento de Ensino, Raquel Simas, as atividades impressas disponibilizadas nas unidades de ensino em datas e cronogramas específicos são entregues respeitando todas as medidas de segurança. “Procuramos contemplar também a orientação e acompanhamento virtual das aprendizagens, mantendo intenso vínculo com os educandos, responsáveis e famílias”, explica.
Nos blocos das escolas, os professores atendem as necessidades de aprendizagem conforme realidade de cada turma e aluno, abordando conteúdos para cada ano de estudo e área do conhecimento componente curricular previsto na Proposta Pedagógica Curricular do município, bem como se utilizam do livro didático. “Destaca-se que são previstas também atividades adaptadas e flexibilizadas para os educandos de inclusão, de acordo com as suas especificidades, em um trabalho colaborativo com os profissionais dos serviços da Educação Especial em respeito ao desenvolvimento da aprendizagem de cada educando primando pela caracterização individual do processo educativo”, salienta.
“Entendemos que as escolas devem orientar as famílias a estimular e criar condições para que transformem estes momentos cotidianos de realização das atividades em espaços de interação e aprendizagem fortalecendo o vínculo entre os pais e seus professores, e potencializando dimensões do desenvolvimento infantil e trazendo ganhos cognitivos, afetivos e de sociabilidade”, ressalta Raquel.
A moradora do bairro Estância Pinhais, Francielle Miranda de Paula Rosa, tem 3 filhos matriculados na rede municipal. “Meus filhos estão com muita saudade da escola, dos amiguinhos, dos professores e claro da hora do intervalo na qual podiam brincar. Mas, diante desse período complicado que estamos atravessando, é fundamental poder contar com o apoio dos professores e pedagogos. Além das atividades impressas, eles se dedicam muito. Gravam vídeos, nos atendem pelo Whatsapp, explicam certinho o que as crianças têm que fazer”, destaca.