O município de Pinhais conquistou o 1º lugar em Sustentabilidade na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes de 2023. A cidade também foi finalista nacional no pilar Saúde e Bem-estar, no qual foi a 2ª colocada, assim como no IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), que reúne dados públicos de todos os indicadores sociais. Os vencedores foram anunciados no dia 11, de dezembro, segunda-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).
No pilar Sustentabilidade, Pinhais superou Brusque-SC e Santo André-SP, e faturou o título com 83,46 pontos entre as cidades de 100 mil a 500 mil habitantes.
Presente na cerimônia, a prefeita Rosa Maria foi chamada ao palco do evento para receber o troféu promovido pelo Grupo Band: “Pinhais está muito honrada. Somos a cidade mais sustentável do Brasil pois trabalhamos fortemente em equipe, servidores e população. Esse é o caminho certo, porque uma cidade sustentável é uma cidade que trabalha para cuidar das pessoas. Este prêmio para nós foi o Oscar dos municípios e estamos imensamente felizes”, destacou Rosa Maria.
Para a secretária de Meio Ambiente de Pinhais, Rosana Boeira Ilhéu, “esse prêmio é de grande importância, pois além de incentivar a população, reconhece e valoriza as boas práticas em sustentabilidade para transformar nossa realidade e cada vez mais buscar ações que visem suprir as necessidades dos seres humanos. Pinhais trabalha a cada dia com atividades e projetos que vêm a esse encontro, em repensar as nossas atitudes, sensibilizando nossa população e buscando alternativas renováveis e limpas. Além disso, buscamos a preservação dos recursos naturais, cuidando dos nossos rios, plantando árvores, preservando a biodiversidade local”.
O município foi vice-campeão no pilar Saúde e Bem-estar, no qual concorreu com Muriaé-MG e Sobral-CE. E no IGMA, também foi 2º lugar do Brasil, concorrendo com Botucatu-SP e Jaraguá do Sul-SC, cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes. “Para nós, representa o desenvolvimento de políticas públicas de saúde e de gestão de um modo geral, então esses prêmios materializam um esforço, o trabalho dedicado de todos os nossos servidores. Estamos muito felizes porque o segundo lugar nacional é a representatividade de toda essa dedicação”, declarou a prefeita Rosa Maria.
Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes no evento a secretária municipal de Saúde, Adriane Carvalho, e o secretário municipal de Governo, Márcio Mainardes.
Sobre o prêmio
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila. A metodologia utilizada está detalhada no livro “Cidades Excelentes: Gestão que transforma a realidade dos municípios brasileiros”, publicado pela Escola de Gestão Aquila e disponível no site oficial.
A iniciativa do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila visa incentivar, reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão pública que transformam a realidade dos municípios brasileiros e melhoram os serviços públicos prestados aos cidadãos.
A plataforma do IGMA contempla 67 indicadores, distribuídos entre os seis pilares estruturais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Por meio de um algoritmo próprio, o sistema consolida, cruza e organiza os dados de fontes oficiais, públicas e primárias.
Projetos sustentáveis de Pinhais
A plataforma de avaliação também possibilita o envio de projetos desenvolvidos pelos municípios, que tenham impacto para a sociedade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável direta no pilar de Sustentabilidade, enviou projetos relacionados aos trabalhos desenvolvidos na Usina de Compostagem; no EcoPonto municipal; sobre o sistema de irrigação do Horto Municipal; e o Samu Animal.
Os 1.327 projetos recebidos pelo Band Cidades Excelentes neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. O prêmio conta ainda com auditoria externa da empresa BDO Brazil.