Pinhais é a cidade mais competitiva da Região Metropolitana de Curitiba

Pinhais é a cidade mais competitiva da Região Metropolitana de Curitiba

Ranking de Competitividade
Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 410 cidades do Brasil

A cidade de Pinhais figura no topo do Ranking de Competitividade dos Municípios, que chega à sua quarta edição neste ano de 2023. Isso significa que o município é a cidade da Região Metropolitana de Curitiba, com exceção da capital, com a maior capacidade de fornecer serviços públicos de qualidade. Em nível estadual, Pinhais ocupa a quinta posição no ranking.

Considerando toda a Região Sul do Brasil, é a 17ª cidade melhor ranqueada. Já no cenário nacional, ocupa a 54ª posição, entre os 410 municípios analisados. O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove e a Seall.

O diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, considera que um município competitivo “é aquele que atende o cidadão da melhor forma possível, em que o cidadão tenha a melhor qualidade de vida possível”.

Grande relevância

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta de grande relevância que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.

Nesta quarta edição, o ranking foi composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos (Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações) e três dimensões: instituições, sociedade e economia.

Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil. São analisados, por exemplo, a taxa de matrícula no ensino básico, o tempo para abertura de empresa e a velocidade de desmatamento ilegal.

A pesquisa avaliou 410 cidades brasileiras, pois é a quantidade de municípios com mais de 80 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualizados em 2022.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress