domingo, 22 de setembro de 2024
Pinhais é a cidade mais competitiva da Região Metropolitana de Curitiba

Pinhais é a cidade mais competitiva da Região Metropolitana de Curitiba

Município conquistou a nota 50,32, obtendo a 1ª posição entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a posição número 40º no ranking  da região sul do Brasil

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou, na última quarta-feira, o ranking de competitividade dos municípios que indicou Pinhais na primeira posição entre as cidades da Região Metropolitana de Curitiba. No resultado final do relatório Pinhais conquistou a nota 50,32.

Entre os municípios da região sul do Brasil a cidade ficou na 40ª posição.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por 55 indicadores organizados em 3 dimensões que são compostas por 12 pilares. A primeira dimensão, as instituições, é analisada pelas questões de sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública. Já a segunda é a sociedade, onde é verificado o acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente. E a terceira dimensão é a economia, observadas as questões de inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações. Segundo os organizadores, este relatório é fruto de uma ampla reflexão sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.

Foram analisados 405 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, representando 59,45% da população brasileira, o que equivale a 124,94 milhões de pessoas. Os dados apurados são do período anterior à pandemia da Covid-19.

Este relatório desenvolvido pela CLP tem como objetivo principal alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva que paute a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local. Outro ponto favorável é que ele pode representar também uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os municípios, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress