O evento, promovido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos, contou com a participação do Procurador de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto
Na tarde da última quarta-feira (29), o Centro de Referência em Direitos Humanos de Pinhais (CRDH) promoveu uma celebração em menção aos 25 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento foi realizado no auditório da sede da secretaria de Saúde, localizado no bairro Estância.
Durante o encontro, o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, explanou sobre a aplicabilidade do Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, ressaltou a importância da defesa do cumprimento do que determina Constituição, no que diz respeito à prioridade à infância e juventude na formulação de políticas públicas específicas.
De acordo com o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, o estatuto é uma importante conquista e deve ser valorizado. “A lei existe e sua criação foi um grande avanço. No início houve resistência, mas os aspectos práticos trouxeram impacto positivo na realidade das crianças e adolescentes. E este é o propósito, não só criar leis, mas sim fazer com que elas sejam aplicadas para que façam diferença na vida das pessoas”, comenta.
Para a secretária de Assistência Social, Rosângela Batista, a celebração dos 25 anos representa a evolução que o ECA promoveu. “Além disso, também é fundamental pensarmos no quanto ainda há para evoluir. É neste sentido que a nossa equipe trabalha aqui em Pinhais, para que consigamos seguir neste progresso”, afirma.
Representando o legislativo municipal, o presidente da Câmara, vereador Gilberto Hartkopft, salientou a importância de não retroceder neste processo. “Precisamos seguir avançando e as políticas públicas devem seguir esta premissa. Muito foi conquistado, mas muitas coisas ainda podem ser realizadas neste âmbito”, ressalta.
Também estiveram presentes no evento a secretária de Administração, Rosa Maria, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, profissionais que atuam na secretaria de Assistência Social, alunos do Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato, alunos do curso de magistério do Colégio Estadual Gilberto Alves do Nascimento do município de Piraquara, Conselheiros Tutelares e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento também contou com uma apresentação de dança dos alunos da Escola Municipal Poty Lazzarotto participantes do projeto Gira Mundo.