Pinhais atinge maior nota geral do estado do Paraná no ProGov em 2024

Pinhais atinge maior nota geral do estado do Paraná no ProGov em 2024

PREFEITURA de Pinhais
A avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado está relacionada à atuação dos prefeitos na implementação de políticas públicas

O município de Pinhais atingiu a maior nota geral do Paraná na avaliação mais recente realizada pelo Tribunal de Contas do Estado relacionada à atuação dos prefeitos na implementação de políticas públicas, o ProGov.

A publicação, referente a 2024, revela que Pinhais apresenta aumento gradual do atendimento dos requisitos relacionados a todas as áreas avaliadas no programa. Nos últimos dois anos, de forma constante, o município vem aumentando as notas e alcançando em 2024 pontuações superiores a 9 em cinco das seis áreas avaliadas. Com isso, a média geral do município resultou em 9,19, o que representa a maior nota do programa dentre os 399 municípios paranaenses.

“O ProGov é composto por uma avaliação arquitetada para refletir o esforço da intervenção do governo na transformação da realidade e no atendimento das demandas da população. Por isso, buscar o atendimento dos critérios é trilhar um caminho que certamente conduz ao aprimoramento dos serviços públicos e a uma gestão mais eficiente e participativa. O esforço coordenado e integrado para o atendimento dos critérios e a intencionalidade no alcance da excelência com certeza foram fundamentais para este resultado tão positivo para a gestão municipal”, declarou a prefeita de Pinhais, Rosa Maria.

Desde 2022, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) trabalha com uma nova sistemática de análise da prestação de contas dos prefeitos, por meio do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov). “Além da execução orçamentária, contábil e financeira dos recursos públicos municipais, o tribunal passou a avaliar também o desempenho dos prefeitos na implementação de políticas públicas. Entram nesta avaliação seis áreas significativas para a população: educação; saúde; assistência social; administração financeira; previdência social; transparência e relacionamento com o cidadão”, explica a controladora-geral do município, Keren Letícia Sales Pereira.

Os questionários do ProGov são respondidos anualmente por dezenas de profissionais que trabalham diretamente nas frentes de atendimento à população, como diretores das unidades de ensino, farmacêuticos, nutricionistas, ouvidores, assistentes sociais, secretários municipais entre outros.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress