A Prefeitura de Pinhais publicou na tarde do dia 10, quarta-feira, um novo decreto que reforça as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. As determinações seguem as deliberações do Fórum Metropolitano de Combate à Covid que se reuniu ao longo da semana.
O documento suspende o funcionamento de estabelecimentos destinados ao entretenimento ou eventos culturais e sociais, casas noturnas e espaços de prática esportiva coletiva. Também proíbe a circulação de pessoas, das 23h às 5h, e a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e espaços coletivos no mesmo período.
Pelo novo texto, também ficam vedadas as realizações de eventos sociais, corporativos e atividades correlatas em estabelecimentos tais como restaurantes, casas de festas, locais de eventos ou recepções, incluídos aqueles com serviços de buffets.
Fica suspenso o funcionamento de tabacarias, com consumo no local, permitido apenas na modalidade de entrega de produtos em domicílio, retirada expressa sem desembarque e retirada em balcão.
Atividades comerciais de rua não essenciais podem funcionar das 8h às 22h, em todos os dias da semana; já bares, pubs e lounges das 8h às 21h. Outros comércios, como hortifrutigranjeiros, supermercados, feiras livres, panificadoras, material de construção, academias (desde que para atividades individuais), salão de beleza, restaurantes e lanchonetes podem funcionar das 6h às 22h.
Permanecem suspensos o funcionamento de parques e bosques nos finais de semana e feriados. Nos demais dias da semana deverão funcionar somente para a prática de atividades físicas individuais.
Os veículos utilizados para transporte coletivo urbano deverão circular com lotação máxima de 70% de sua capacidade, em todos os dias da semana. As igrejas e templos deverão se adequar à resolução n° 1.434, de 3 de dezembro de 2020, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
Estas medidas de restrição foram adotadas em virtude do crescimento exponencial dos casos da doença na cidade e têm como objetivo tentar diminuir o contágio da doença. O retorno gradativo das atividades e os critérios para seu funcionamento ficarão condicionados aos indicadores epidemiológicos do município.
É importante lembrar que o uso de máscara continua obrigatório e as medidas de prevenção individual continuam sendo fundamentais, como distanciamento social e a higienização das mãos.
Confira o documento completo no link: https://pinhais.atende.net/?pg=diariooficial&texto=36428&edicao=1150.