Pinhais alcança mais alto nível em Índice de Transparência da Administração Pública do TCE

Pinhais alcança mais alto nível em Índice de Transparência da Administração Pública do TCE

Índice de Transparência
No ranking deste ano, Pinhais subiu mais de 50 posições e está na 25ª colocação, com nota 95,37% e classificação “diamante”

Nesta semana, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) divulgou o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023. No ranking deste ano, Pinhais subiu mais de 50 posições e está na 25ª colocação, com nota 95,37%, alcançando o nível diamante, mais alto grau no índice avaliativo de transparência.

O TCE-PR avaliou os portais do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR – na área estadual – e mais 768 portais municipais, de 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores. A avaliação foi realizada dentro do segundo ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com a participação de todos os TCs estaduais, além do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Vale ressaltar que a evolução da colocação do município, de 78º para 25º, revela que neste ano, apesar da complexidade e dos requisitos adicionais, Pinhais conseguiu manter uma nota absoluta próxima a 95%, avançando muito em relação aos demais municípios do Estado”, salienta a controladora geral de Pinhais, Keren Letícia Sales Pereira.

Avaliação

Segundo a controladora, neste ano, a avaliação buscou identificar cinco aspectos da transparência pública: a própria disponibilidade da informação; a atualidade, informação em tempo real ou até 30 dias da data da consulta; a existência de série histórica, com pelo menos três anos de dados; a possibilidade de gravação de relatórios em formatos editáveis e a existência de filtros de pesquisa.

“Esses critérios foram aplicados a 19 temas, sendo: informações prioritárias; informações institucionais; receita; despesa; convênios e transferências; recursos humanos; diárias; licitações; contratos; obras; planejamento e prestação de contas; Serviço de Informação ao Cidadão (SIC); acessibilidade; ouvidoria; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e governo digital; renúncia de receita; emendas parlamentares; saúde e educação”, destaca.

Para Keren, a transparência pública é cada vez mais importante sob o ponto de vista de uma gestão responsável e eficiente. “Desta forma, os cidadãos podem ter acesso a informações relevantes sobre as finanças e as atividades do município. Isso os capacita a exercerem o controle social e incentiva a participação da população em momentos importantes de tomada de decisão, como, por exemplo, nas definições de orçamento público”.

“Além disso, a transparência resulta em um processo de constante prestação de contas, uma vez que os dados são disponibilizados oportunamente à população e aos órgãos de controle, o que contribui para a boa administração dos recursos públicos. Não só, um município que pratica uma transparência ativa também contribui para a promoção da integridade pública e do fortalecimento da confiança dos cidadãos no governo”, conclui Keren.

Serviço

Para ter acesso aos dados referentes à transparência no município acesse: https://pinhais.atende.net/cidadao/acesso-informacao

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress