O município de Pinhais está em 2º lugar no Paraná, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, no ranking do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde. A conquista se deve ao resultado do trabalho executado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Atenção Primária em Saúde (APS).
Para buscar o alcance das metas dos sete indicadores pactuados do Previne Brasil, a gestão do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Pinhais, em conjunto com as Equipes de Saúde da Família, qualificou o acesso das pessoas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e organizou os processos de trabalho.
“A APS é o principal acesso das pessoas e famílias ao SUS. Para qualificação das equipes e melhorar o repasse financeiro, o Ministério da Saúde realiza o incentivo financeiro pelo Programa Previne Brasil. O incentivo é destinado aos municípios que alcançam as metas de sete indicadores de Saúde”, explica Jaqueline Fumes Juvenal Zompero, do Núcleo Gerencial de Planejamento, Avaliação e Monitoramento.
“O repasse financeiro federal se dá a partir da avaliação de três componentes: a captação ponderada; o pagamento por desempenho e a adesão a ações e estratégias de programas do MS. A partir das avaliações quadrimestrais, a APS do município de Pinhais atingiu a nota de 96,11%, considerada uma nota excelente, ficando assim em 2º lugar no Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. No Indicador Sintético Final (ISF) alcançamos 9,37%. O ISF tem o valor de 0 a 10 pontos para o recebimento do incentivo financeiro”, completa Jaqueline.