“Pinhais 30 anos – Uma história ilustrada” é lançado dentro das comemorações do aniversário de 30 anos do município

“Pinhais 30 anos – Uma história ilustrada” é lançado dentro das comemorações do aniversário de 30 anos do município

O lançamento da obra coletiva pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer contou com cerimônia no Cenforpe, marcando, também, o último evento público da Prefeita Marli Paulino no cargo

“A história da cidade é a história das pessoas que estão na cidade. Peço uma salva de palmas a todos que fazem a história de Pinhais”, enfatizou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, durante a cerimônia de lançamento do livro “Pinhais 30 anos – Uma história ilustrada”, no Cenforpe, na noite de quinta-feira (31). Por meio de relatos e pesquisa, a obra é uma criação coletiva que conta, em linguagem acessível e agradável, acontecimentos vivenciados por munícipes ao longo do tempo, desde o início, quando da emancipação, há trinta anos.

Como parte das comemorações do aniversário da cidade, o livro lançado por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e do Departamento de Cultura caracteriza-se por uma obra institucional, inteiramente bancada pela Prefeitura, sem fins lucrativos. Inicialmente, foram lançados 500 exemplares, em bela edição ilustrada em capa dura, a serem distribuídos nos estabelecimentos da Prefeitura e nas escolas públicas municipais. Durante o evento no Cenforpe, alguns exemplares estiveram disponíveis para consulta da comunidade.

Obra coordenada por quatro colaboradores

Quem abriu os trabalhos foi o secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Bruno Sitima. O livro contou com o trabalho de uma equipe coordenada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico José Martins dos Santos Silva; pelo Historiador e Pesquisador Sedinei Sales Rocha; pela Bibliotecária Elaine Aparecida Biss e pelo Historiador Anderson Hoch Martins.

Projeto idealizado em 2015

A bibliotecária Elaine Biss deu sequência à apresentação do livro no palco do Cenforpe. Contou ‘a história da história do livro’. “Começou quando, em 2015, o então secretário da Semel José Martins revelou seu interesse em produzir um texto que retratasse a história de Pinhais, porém, de um ângulo diferente daqueles materiais já disponíveis para consulta em nosso município. A proposta seria a produção de uma obra abrangente, que recuperasse a história de Pinhais desde a origem da ocupação do território, passando pela emancipação e chegando aos dias atuais da Pinhais preparada para o futuro. O interesse do secretário logo passou a ser o interesse e o desejo ardente da equipe”, contou.

Mais tarde, foi fundamental, ainda, o trabalho da design gráfico Suellen Chicoski do Prado, conferindo forma e organização à apresentação visual, a partir da diagramação do livro. Revisão de texto, Joice Lemes. Revisão de editoração, Márcio Mainardes. A fotografia é de Roberto Dziura Jr.

Ritmo intensivo durante a pandemia

O secretário de Desenvolvimento Econômico José Martins contou à nossa reportagem que a ideia de produção do livro surgiu há mais de cinco anos. “Inicialmente, a ideia foi lançar um livro sobre os 25 anos de Pinhais. Mas, o livro não ficou pronto em tempo. Só foi ganhando mais forma cerca de dois anos atrás, quando, na reta final, intensificamos os trabalhos. Os dois anos de pandemia nos renderam muito na produção do livro. Foram muitas reuniões, inclusive, por teleconferência. Nesta primeira edição, serão 500 exemplares. Talvez, lancemos, mais tarde, uma segunda edição. Conseguimos uma gráfica em Presidente Prudente a preços muito bons, praticamente a preço de custo. Além de nós, os coordenadores, a obra contou com a colaboração de equipes envolvendo várias secretarias, então, podemos dizer que se trata de uma obra coletiva. Um presente a Pinhais produzido por muitos colaboradores”, explanou.

Despedida da Prefeita

A prefeita Marli Paulino, chamada ao palco, muito emocionada, discursou em tom de despedida. A prefeita deixa o cargo para a vice Rosa Maria para disputar as eleições a Deputada Estadual pelo partido Solidariedade. “Vim morar em Pinhais em 1984, quando meu filho tinha um ano. Aqui, montei minha empresa e ingressei para a política. Era o ano de 1997 quando começamos como vereadores. Tudo ainda era um tanto difícil em relação ao que é hoje. Tínhamos vontade de mudar, de fazer diferente. Enquanto vice-prefeita e, depois, como prefeita, sempre tivemos em mente cumprir todo o plano de governo e ainda fizemos além. Nesta segunda gestão de meu mandato, já cumprimos mais de 40% do plano de governo, em pouco mais de um ano. Nunca prometemos o que não podíamos cumprir e sempre cumprimos o que prometemos. Vou para outro desafio, mas sempre pensando em fazer história no município”, discursou.

“Pinhais preparada para o futuro”

A vice-prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo, ao discursar, disse que este é um momento de muitas alegrias neste mês de aniversário e que Pinhais está sendo preparada para o futuro. “Nosso município está sendo preparado para o futuro. Estamos fazendo a história de Pinhais e contar isso num livro é motivo de orgulho e celebração. Não podemos esquecer nosso passado se Pinhais está sendo preparada para o futuro. Moro aqui há 27 anos. Não se pode negar o passado, a nossa história. As pessoas tinham vergonha de colocar a placa do carro registrada em Pinhais. A autoestima do pinhaiense mudou, cresceu. Hoje, é uma cidade que valoriza as pessoas, que cuida das pessoas. Que continuemos transformando Pinhais e fazendo de nossa cidade um lugar cada vez melhor para viver, preparando-a para o futuro”, destacou.

“Orgulho em participar da História de Pinhais”

O deputado federal Luizão Goulart (Solidariedade) parabenizou aos colaboradores pela produção da obra, lembrando que já foi professor de História. “Parabéns a todos os que colaboraram na produção deste importante documento da história de Pinhais. Já fui professor de História e sabemos que é impossível colocar tudo o que aconteceu, que se trata de um recorte da História. Sou formado em História e entendemos que a História se trata de uma versão do que aconteceu. Não é toda a História. Fico orgulhoso de ter participado da História de Pinhais. Não podemos negar os que vieram antes de nós na administração municipal. Outras pessoas contribuíram muito, também. Fico feliz de poder ter feito uma diferença enquanto prefeito, em especial. Organizamos uma gestão eficiente e eficaz que trouxe resultados para a população”, frisou.

Parceria de mais de uma década

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho (PSD), também discursou no palco do auditório do Cenforpe, enfatizando a alegria e honra em estar presente em um momento histórico como o lançamento do livro. “Neste mês de aniversário, tivemos muitos momentos históricos, com obras inauguradas, eventos de celebração. O lançamento deste livro é mais um deles. E estou muito feliz e honrado em estar aqui. Gostaria de parabenizar a todos que colaboraram para que o livro se tornasse realidade e dizer que a Câmara sempre esteve ao lado, sempre parceira da gestão, apoiando tudo o que fosse de bom para a população. A história de Pinhais começou há trinta anos, e este grupo começou, junto, em 2008, há quatorze anos. Se Deus quiser, vai até 2024 com essa parceria, a fim de nossa cidade continuar se desenvolvendo cada vez mais”, pontuou.

Vídeo

Além dos discursos, o livro “Pinhais 30 Anos – Uma história ilustrada” também foi apresentado por meio de um vídeo exibido no auditório. Produzido pela equipe da Semel, o vídeo resume os principais elementos presentes no livro, o que ajudou a aguçar a curiosidade de todos para a leitura.

Apresentação musical

A cerimônia contou com o violinista Odair Junior, da Escola de Música Mendelssohn de Pinhais. Após apresentação de Odair, exemplares do livro foram entregues às autoridades presentes, entre elas, a prefeita Marli Paulino; a vice-prefeita Rosa Maria; o deputado federal Luizão Goulart; o presidente da Câmara Municipal vereador Marcinho e a secretária de Educação Andréa Franceschini.

Presenças

Além das pessoas já citadas, estiveram presentes: a diretora de Cultura da Semel, Haline Siroti e os servidores do Departamento de Cultura; os secretários municipais da Prefeitura de Pinhais; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Filho, Fabrício Souza e Tomé; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pinhais (Acipi), Mauro Browoski; a representante da Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais, Glaciane de Souza; a diretora da Fapi (Faculdade de Pinhais), Salete Silveira Azevedo; a presidente da Abefin (Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira), Paula Vicentini; a gestora da UniCesumar, Priscila Moreira, entre outros convidados.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress