O Projeto de Pesquisa-Ação nas Escolas, realizado por meio da parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e a Associação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), realizou mais uma ação com alunos da rede pública de ensino. Dessa vez, com a temática da violência doméstica e familiar contra a mulher, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJPR, promoveu, no dia 19 de outubro, um evento de conscientização e sensibilização no Colégio Protásio de Carvalho, na Cidade Industrial de Curitiba.
A coordenadora da Cevid, desembargadora Ana Lúcia Lourenço, acompanhada de sua equipe, proferiu uma palestra para professores e funcionários do colégio. Foram abordados diversos temas que envolvem todo o atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar e distribuídos materiais informativos.
Sobre o projeto Pesquisa-Ação nas Escolas
O projeto é fruto de uma parceria entre o TJPR e a Associação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), realizado nas escolas públicas do ensino médio do município de Curitiba. O objetivo do projeto é criar nos ambientes escolares espaços em que, através do protagonismo do estudante, todos os atores envolvidos no meio escolar desenvolvam ferramentas teórico-metodológicas (diálogos restaurativos) adequadas à gestão pacífica de conflitos.
A parceria é firmada através de um Termo de Cooperação Técnica e conta com a coordenação das equipes do TJPR – Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos (OIDH), da Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU) e do Ateliê de Inovação, responsáveis por promover palestras, oficinas de comunicação não violenta e roda de conversa acerca da política de assistência. Na PUCPR as ações foram coordenadas pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH), envolvendo docentes, discentes e estudantes de graduação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que desenvolvem projetos de pesquisa na Escola de Educação e Humanidades.
O PPGDH definiu 10 escolas públicas do ensino médio localizadas em cada uma das regionais de Curitiba. Dentre os critérios para a seleção das escolas, destacam-se a menor nota do ENEM e maior incidência de casos de violência (homicídios) no bairro. Por meio de um estudo de caso foi possível compreender a realidade de cada escola e promover iniciativas de intervenção à curto, médio e longo prazo. Além de entender o que os estudantes do ensino médio pensam sobre trabalho, estudo, família, violência, direitos humanos, democracia e projeto de vida, o projeto visa oferecer cursos de capacitação e estabelecer indicadores de mediação pacífica de conflitos, redução da evasão escolar e melhoria da relação de ensino-aprendizagem, mediante a participação direta dos estudantes nos processos decisórios no espaço escolar.