A vacinação é a forma mais eficaz na prevenção da doença
Atualmente, existe uma grande preocupação com a transmissão do novo coronavírus, porém devemos lembrar que a proximidade do inverno favorece a transmissão de várias doenças infectocontagiosas importantes, entre elas a meningite.
Meningite é uma infecção que se instala, principalmente, quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges.
As meningites virais apresentam um o quadro mais leve, com sintomas que se assemelham aos das gripes e resfriados. Já as meningites bacterianas são mais graves e pode levar à morte ou provocar sequelas neurológicas irreversíveis se não for tratada rapidamente.
A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença. Elas são utilizadas na rotina para imunização e também para controle de surtos.
As vacinas estão disponíveis no Calendário Básico de Vacinação da Criança do Programa Nacional de Imunização (PNI/MS). Desde abril deste ano, a ACWY foi disponibilizada em substituição a vacina da Meningo C.
A vacina ACWY está direcionada a adolescentes de 11 e 12 anos, mas é importante ressaltar que adolescente que receberam a vacina Meningo C e ainda se enquadram na faixa etária, devem receber uma dose da ACWY. Se acaso o adolescente não fez a Meningo C e passou dos 12 anos, não deve fazer a ACWY.
Medidas de Prevenção
– Lavar as mãos com água e sabão líquido;
– Secar com toalha de papel;
– Manter os ambientes bem ventilados, iluminados e limpos;
– Cobrir boca e nariz ao espirrar/tossir;
– Evitar tocar os olhos;
– Lavar objetos pessoais diariamente;
– Cuidados com colchões e travesseiros;
– Orientar os pais a manter as carteiras de vacinas atualizadas.