Evento reuniu os profissionais que atuam na rede municipal de ensino
Na sexta-feira, dia 8, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Ensino, promoveu evento comemorativo ao Dia do Cuidador, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação – Cenforpe II. Esta foi a primeira vez que Pinhais comemorou a data que é celebrada todos os anos, no dia 5 de novembro.
O evento contou com a participação dos 23 cuidadores que atuam nas escolas, cmei’s, transporte escolar e na escola de educação básica na modalidade de educação especial. Além dos cuidadores, a iniciativa teve a presença da prefeita Marli Paulino, da secretária de Educação, Andrea Franceschini e servidores do Departamento de Ensino.
Para comemorar a data, foi promovido um café da manhã, apresentação musical realizada pela Escola Especial Elias de Fátima Zem, a palestra “A importância do cuidador na rede municipal de ensino”, ministrada pela psicóloga Cassandra Fontoura Fiore Peron, e jogos cooperativos, onde foram realizadas atividades relacionadas às funções dos profissionais.
O trabalho dos cuidadores foi frisado pela secretária Andrea Franceschini, que parabenizou os profissionais que desempenham a função com muito amor. “Só temos que agradecer estes profissionais pelo trabalho. Pinhais iniciou com três profissionais na educação especial, e hoje, temos 23. Agradeço imensamente este trabalho e quero que sejam muito felizes naquilo que realizam, pois fazem tudo com muito amor. Para nós, e em especial para os alunos, o cuidador faz a diferença por ter este olhar e estar integrado com isto”, disse a secretaria.
A prefeita Marli Paulino destacou que a função foi criada há alguns anos, sendo extremamente importante o papel desempenhado pelos cuidadores. “Em 2010, foi criada à função de cuidador. Muitos municípios ainda não têm, e não sabem a importância deste profissional para dar suporte às escolas ou ao transporte escolar, por exemplo. Esta é uma valorização da administração que criou este cargo e hoje já temos 23 cuidadores, que é algo importante. Esse apoio que vocês dão aos professores e a escola é um trabalho maravilhoso. Vemos que vocês fazem um trabalho com muito amor e é por isto que a gente está aqui, é justamente para isto, fazermos o melhor para a população”, afirmou.
A comemoração do Dia do Cuidador foi elogiada pelos participantes. De acordo com Ana Paula dos Reis, cuidadora da Escola Municipal Severino Massignan, do bairro Weissópolis e que desempenha a função há cinco anos, a iniciativa foi boa, sendo uma oportunidade de se descontrair e rever os colegas. Para ela, a função gera um laço afetivo entre o profissional e o aluno, e o mais gratificante é ver o desenvolvimento deles. “Hoje a gente está com uma criança, amanhã não estamos mais. Mas se cria esse vínculo, esse afeto. E até a criança precisa disso, para confiar na gente e podermos desenvolver o nosso trabalho. Eu gosto desta profissão porque ela é gratificante. Você ajuda uma criança e depois você vê que ela passa a ter autonomia. Por um lado é um pouco triste porque deixamos ela, mas no fundo, ficamos felizes porque ela vai conseguir caminhar sozinha”, afirmou.