No dia 01 de novembro, o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza foi palco do espetáculo “Procura-se uma Estrela”, da produtora Processo Multiartes. A peça desenvolvida com o objetivo de conscientizar e mobilizar as pessoas a serem doadores de medula óssea emocionou a plateia e rendeu cadastros ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – REDOME.
A atração foi viabilizada por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Piraquara, com três apresentações, às 10h, 14h e 16h. O espetáculo traz a história de dois artistas que visitam pacientes em hospitais e transformam uma praça em palco na busca por doadores de medula óssea. A peça foi criada em 2005, a convite do LIGH – Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no intuito de estimular o cadastro de doadores e já fez mais de 300 apresentações Brasil afora.
A primeira apresentação do dia contou com a participação do prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes, da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, além dos demais secretários municipais. Também estiveram presentes o pai Marcos Calonga e a tia Tita Calonga do jovem piraquerense Gustavo Calonga, que faleceu aos 11 anos por falta de um doador compatível de medula óssea e que inspirou a criação da Semana Municipal de Incentivo a Doação de Sangue e Medula Óssea de Piraquara.
Na oportunidade, os alunos do Curso de Formação de Praças Policiais Militares 2022/2023 do 29º Batalhão da Polícia Militar, de Piraquara, também assistiram a peça e foram voluntários para o cadastro. O espetáculo foi aprovado no Programa Estadual de Fomento de Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná e conta com apoio da Copel.